quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Amanhã fica pra amanhã!


Amigos meteorologistas, segunda-feira poderemos vivenciar um dramático temporal ou um sol rachando, mas sinto muito, me desliguei de previsões, não estou interessada no que o céu despencará sobre mim amanhã quando eu acordar.


Recém é hoje. A cotação que o dólar terá quando o mercado reabrir continuará não fazendo a menor diferença pra mim, já que não trabalho com exportação nem importação.


Nada me importa além desse minuto.


Já tomei banho e tudo o que minha pele e meus cabelos assimilarem durante minha passagem por esse dia ficará como marca registrada das ruas por onde andei e das intempéries que enfrentei, só no próximo banho é que eliminarei as partículas deste domingo.


Se você quiser me dizer alguma coisa, diga já, amanhã posso estar surda, com febre, ausente, desconectada, com TPM, de férias, e você terá desperdiçado a oportunidade de ser ouvido nesse instante.


As pesquisas de opinião são muito afoitas, ligeiras, ansiosas, que me interessa a eleição do ano que vem se nem o amanhã me é seguro, hoje eu tenho os representantes que tenho, até que eu me corrija no próximo voto.


Esse bombom em minhas mãos, quantas calorias terá, que estrago fará em minha região abdominal, que consequências deixará visíveis na beira da praia? Nhac. Veremos.


Não tenho caderneta de poupança nem me preocupo com fundos de investimento, e gastei três dígitos num vestido que me ofereceu cor, leveza e jovialidade para daqui a algumas horas, e daqui a algumas horas eu ainda terei a aparência que tenho, não garanto depois.


Comecei a ler um livro que tem frequentado a lista dos dez mais e nas primeiras dez páginas peguei no sono. Deixei o livro de lado: perder tempo é um insulto à vida. No mesmo instante comecei outra leitura e essa, sim, me devora.


No almoço de amanhã teremos à mesa o que eu me sentir impulsionada a comprar no supermercado amanhã, hoje eu me contento com o que há na geladeira e que alimenta o meu agora.


Olimpíadas de 2016, que viagem no tempo, mal sei se atravessarei os obstáculos anotados em minha agenda neste 3 de janeiro de 2010 e se quebrarei algum recorde de alegria ou tristeza antes que o telefone toque.


Hoje ainda estou dentro da lei, ainda tenho todos os amigos por perto, ainda me reconheço no espelho, ainda não enjoei da música que estou ouvindo, ainda estou em paz, ainda acredito que o dia terminará bem.


"Amanhã fica pra amanhã" é um aforismo que li no livro de Pedro Maciel chamado Como Deixei de Ser Deus. Admitir que não temos controle sobre o futuro é um bom começo. Deus é uma projeção, e hoje, aqui em casa, as projeções estão em falta, amém.


Martha Medeiros


Gosto bastante dos textos da Martha, me identifico muito com as palavras dela. Este texto hoje me remete a algumas coisas que tenho vivenciado. Nos preocupamos demais com o amanhã... Perdemos muito tempo tentando prever o futuro, ter o controle das coisas e adivinhar o que passa na cabeça e no coração das outras pessoas... Nossos pensamentos não nos deixam em paz um momento sequer... O problema é que eles nos dominam e determinam a nossa forma de agir e reagir no mundo...

Quando olho pra trás me vejo assim... Fazendo um esforço tremendo e gastando horas do meu dia tentando prever e controlar tudo. Confesso que isso era horrível. Mas confesso também que não consegui me livrar totalmente deste vício. Tenho aprendido a só dar boas-vindas aos "bons pensamentos"... Claro que o "bom" é relativo, mas eu descubro aos poucos os meus, e decido para quais vou atender a campainha e abrir a porta. Sempre quis carregar o mundo nas costas, e o que eu ganhava, ou melhor, o que eu perdia, era toda a minha energia.


Costumo falar que tenho aprendido a ligar o meu "botãozinho" da positividade (e nada tem a ver com a lei da atração, ok?) todos os dias de manhã, e quase nunca tenho deixado que alguém desligue. Os problemas o tamanho e a prioridade que damos à ele. A mesma coisa é a nossa felicidade.


A energia vai embora quando passamos a nos esquecer de quem somos, da nossa essência, do que nos faz feliz, do que faz nosso coração disparar... Quando lembramos de tudo e de todos, menos de nós mesmos.


Nesta semana ouvi a frase: "Se você faz certo hoje, não tem como dar errado amanhã". Mais uma vez o certo é relativo... Prefiro assim: "Se vc faz o que te faz feliz hoje, não tem como se arrepender amanhã."


Luciana Aguiar


"Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”


Autor desconhecido

Ser chique é...


Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.


Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa recheado.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.


Chique mesmo é quem fala baixo.


Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.


Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.


Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.


Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.


É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.


Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.


Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é essa vida aqui .


Investir em conhecimento pode nos tornar sábios...


Mas Amor e Fé nos tornam humanos!


Clarice Lispector (Editado)

Panta Rei - Tudo muda.


Compartilhando a arte e o ensinamento ao desapego.
É um trabalho impressionante dos monges budistas que fazem as mandalas de sal colorido.
Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, elas são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que elas exijam o maior esforço.
Assim é que nós devemos encarar o dia-a-dia. E sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for.
Perca o referencial de vez em quando.
Saia de sua zona de conforto.
Dê oportunidade ao imprevisível.
Nada é mais certo do que a incerteza.

As coisas têm o valor que nós damos a elas...

"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa TUDO MUDA (tudo flui, nada persiste) - e ele usava como metáfora filosófica a ideia de pisar num Rio, que um milésimo de segundo depois de pisado, já não era mais feito da mesma água.
A Saúde - A nossa maior dádiva!
A Oração - A solução para os dias atuais com a Terra em transição!
A Paz - Busque-a na sua Energia Vital, no interior do seu ser!
O Amor - O elo, a razão e o entendimento para tudo!
O Perdão - A ascensão espiritual!
O Trabalho - É o nosso estímulo!
A Humildade - É a sabedoria!
O Orgulho - é a maior DOENÇA da ALMA!
Autor desconhecido