quinta-feira, 31 de dezembro de 2009


"Fácil é orar todas as noites...
Difícil é encontrar Deus nas pequenas coisas...

Fácil é dizer que amamos...
Difícil é demonstrar este amor todos os dias..."

Não desista do amor...



Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você faz, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra.
Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais do que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros...Eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo...Eles não costuma voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar...Eles costumam lhe fazer esquecer de que você vale a pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí...Elas costumam estragar o nosso referencial de verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos...Elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo...
Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara que você tem que Deus resolveu expressar mais uma vez o amor que Ele tem pelo mundo...
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz...
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você.
E se Ele acredita, quem sou eu para duvidar...

Padre Fábio de Melo

Uma ótima reflexão para recomeçar...Feliz 2010!!!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Por te conhecer...



Não precisa dizer nada que você não queira dizer...

Não precisa sentir nada que você não queira sentir...

Só me olha assim...

Para que eu possa encontrar tudo o que me falta em você...

Eu não quero falar nada que eu tenha que explicar... Eu não quero sentir nada que eu tenha que definir...

Só quero te olhar...

Para que eu possa entender a falta em mim que vem de você...

Só quero te olhar...

Para que eu possa entender a falta em mim que vem de você...

Olhe para o lado, estou ali... Bem pertinho de você...

Hoje eu falo sem me sufocar...

Obrigado por te conhecer...

Banda Cathedral

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Finais de ano...




É interessante observar como as pessoas se comportam em finais de ano. É a hr da retrospectiva...de avaliar tudo o que aconteceu durante o ano...nos cobrar pelas coisas que não deram certo e, principalmente, fazer mil planos para o próximo ano. É a hora em que os corações amolecem, as lágrimas ficam mais perto dos olhos, o sorriso é mais constante, o abraço mais forte e os desejos de renovação são especiais.
Mas penso que graças a Deus que temos este tipo de oportunidade...De poder acreditar que podemos fazer diferente, que temos a chance de tentar de novo...Que começa ali uma nova fase, que vai durar mais 365 dias...E depois destes 365 dias, vamos poder começar tuuudo de novo...Isso é o mais legal de tudo. Renovamos ali o nosso passaporte pra vida.
E mais interessante ainda, é que realmente o nosso comportamento muda de verdade e, no primeiro dia do ano acordamos com a sensação de poder fazer tudo diferente...Aquela sensação de liberdade, de esperança, de otimismo.
Sem falar no espírito Natalino que nos cerca nesta época do ano. Ficamos todos mais bondosos, sensíveis, mestres em reconciliações. Em dezembro resolvemos fazer um limpa no guarda-roupas...Doamos coisas que ficaram guardadas durante o ano... Fazemos campanhas para arrecadas brinquedos, roupas, alimentos... Talvez um dia cheguemos ao ponto de termos este tipo de atitude todos os dias de nossas vidas, olhar para o próximo em todos os momentos...Abraçar sempre...Dizer que ama sempre que sentir vontade...Nos reconciliarmos todos os dias e, principalmente, nos sentir com a oportunidade de tentar de novo sempre.
Temos vivido tempos difíceis e bastante horrorizantes. A violência cresce de um forma incontrolável...A cada dia que passa o ser humano no surpreende com atos que até então duvidávamos que seriam possíveis. Neste momento chego a desacreditar de tudo...Mas ao mesmo tempo me cobro, pois se nós, que estudamos a psique do ser humano e temos o desejo de ajudar as pessoas, não acreditarmos que existe um fio na vida delas que possa ser transformado, realmente perde todo o sentido.
Não sei se um dia conseguiria tratar de uma pessoa que tem a capacidade de judiar de uma criança, acho que é muito pra mim. Infelizmente não encontrei ainda forças para lidar com este tipo de gente.
Hoje, 23 de dezembro, véspera de Natal, o que sinto é uma sensação de muito trabalho pela frente...De muito aprendizado e de uma necessidade tremenda de estômago para lidar com este tipo de atrocidade que temos tomado conhecimento.
Se eu pudesse fazer um pedido pro papai noel... Se eu pudesse não. Eu vou fazer!

O meu ano de 2009 foi legal. Lutei muito durante o ano...Acredito que em nenhum outro trabalhei tanto quanto este. Trabalhei com coisas que jamais imaginei. Tive a oportunidade de me tornar professora...E sabe, foi a melhor coisa que já fiz na minha vida!!! Ensinar é algo mágico, especial. Encerro o ano agora muito feliz...E com um propósito maior ainda para o próximo ano!

Quero paz para as crianças... Que elas fiquem longe de toda maldade que possa haver neste mundo... Que elas possam crescer livres dessas maldades...

E que o nosso sentimento de poder transformar nunca morra, porque é ele que nos mantém de pé.

Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso pra todos nós.

Lu Aguiar

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Só por hoje...

Hoje acordei diferente!
Nem sei explicar o que eu sinto agora, só sei que não é o mesmo que eu sentia ontem.
A sensação que tenho é de que posso confiar no tempo. Ele me prova a cada dia a importância que tem na minha vida.
Ontem eu quase acreditei que gostar de estar com alguém era uma coisa muito distante de mim. Talvez eu tenha "congelado" essa sensação por muito tempo. Talvez tenha me defendido dela. E, por mais estranho que possa soar, totalmente consciente disso.
Não que gostar de alguém me incomode, exatamente por ser o contrário disto é que tenho me protegido tanto.
Conheci pessoas maravilhosas, me interessei verdadeiramente por algumas delas. Alguém já me fez acreditar que era pra sempre...
E talvez acreditei também que seria a última vez a me apaixonar de verdade.
Hoje confesso que meus pés saem menos do chão, mas que, às vezes me pregam uma peça e acabam por vencer a razão.
Masss... voltando em como acordei hoje...
É isso...acordei com vontade de me desproteger um pouco...
E, quem sabe, viver uma coisa totalmente diferente do que já vivi até hj! O tempo hoje é o meu maior aliado, e o meu porto seguro.
Lu Aguiar

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que não se pode explicar aos normais...


Sobre o amor, e o desamor,

sobre a paixão,

Sobre ficar, sobre desejar, como saber te amar,

Sobre querer, sobre entender, sem esquecer,

Sobre a verdade e a ilusão,

Quem afinal é você,

Quem de nós vai mostrar realmente o que quer,

O coracão nesse furacão, ilhado onde estiver,

O meu querer é complicado demais,

Quero o que não se pode explicar aos normais,

Sobre o porque de tantos porques,

E responder,

Entre a razão e a emoção

Eu escolhi você!


Quem de nós vai mostrar realmente o que quer,

O coracão nesse furacão, ilhado onde estiver,

O meu querer é complicado demais,

Quero o que não se pode explicar aos normais,

Sobre o porque de tantos porques,

E responder,


Entre a razão e a emoção

Eu escolhi você!


Banda Catedral

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Para refletir...

"Enquanto não superarmos a ânsia do amor sem limites, não poderemos crescer emocionalmente. Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é necessário ser um. "
Fernando Pessoa

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Saúde Mental


Por Rubem Alves


"Fui convidado a fazer uma preleção sobre saúde mental. Os que me convidaram supuseram que eu, na qualidade de psicanalista, deveria ser um especialista no assunto. E eu também pensei. Tanto que aceitei. Mas foi só parar para pensar para me arrepender. Percebi que nada sabia. Eu me explico.

Comecei o meu pensamento fazendo uma lista das pessoas que, do meu ponto de vista, tiveram uma vida mental rica e excitante, pessoas cujos livros e obras são alimento para a minha alma. Nietzsche, Fernando Pessoa, Van Gogh, Wittgenstein, Cecília Meireles, Maiakovski.

E logo me assustei.

Nietzsche ficou louco.

Fernando Pessoa era dado à bebida.

Van Gogh matou-se.

Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava mais viver com tanta angústia.

Cecília Meireles sofria de uma suave depressão crônica.

Maiakoviski suicidou-se.

Essas eram pessoas lúcidas e profundas que continuarão a ser pão para os vivos muito depois de nós termos sido completamente esquecidos.

Mas será que tinham saúde mental?

Saúde mental, essa condição em que as idéias comportam-se bem, sempre iguais, previsíveis, sem surpresas, obedientes ao comando do dever, todas as coisas nos seus lugares, como soldados em ordem unida, jamais permitindo que o corpo falte ao trabalho, ou que faça algo inesperado; nem é preciso dar uma volta ao mundo num barco a vela, basta fazer o que fez a Shirley Valentine (se ainda não viu, veja o filme) ou ter um amor proibido ou, mais perigoso que tudo isso, a coragem de pensar o que nunca pensou.

Pensar é uma coisa muito perigosa...

Não, saúde mental elas não tinham...

Eram lúcidas demais para isso.

Elas sabiam que o mundo é controlado pelos loucos e idosos de gravata.

Sendo donos do poder, os loucos passam a ser os protótipos da saúde mental.

Claro que nenhum dos nomes que citei sobreviveria aos testes psicológicos a que teria de se submeter se fosse pedir emprego numa empresa.

Por outro lado, nunca ouvir falar de político que tivesse depressão. Andam sempre fortes em passarelas pelas ruas da cidade, distribuindo sorrisos e certezas.

Sinto que meus pensamentos podem parecer pensamentos de louco e por isso apresso-me aos devidos esclarecimentos.

Nós somos muito parecidos com computadores. O funcionamento dos computadores, como todo mundo sabe, requer a interação de duas partes. Uma delas chama-se hardware, literalmente "equipamento duro", e a outra denomina-se software, "equipamento macio".

Hardware é constituído por todas as coisas sólidas com que o aparelho é feito.

O software é constituído por entidades "espirituais" - símbolos que formam os programas e são gravados nos disquetes.

Nós também temos um hardware e um software.

O hardware são os nervos do cérebro, os neurônios, tudo aquilo que compõe o sistema nervoso. O software é constituído por uma série de programas que ficam gravados na memória. Do mesmo jeito como nos computadores, o que fica na memória são símbolos, entidades levíssimas, dir-se-ia mesmo "espirituais", sendo que o programa mais importante é a linguagem.Um computador pode enlouquecer por defeitos no hardware ou por defeitos no software.

Nós também.

Quando o nosso hardware fica louco há que se chamar psiquiatras e neurologistas, que virão com suas poções químicas e bisturis consertar o que se estragou.

Quando o problema está no software, entretanto, poções e bisturis não funcionam.

Não se conserta um programa com chave de fenda.

Porque o software é feito de símbolos e, somente símbolos, podem entrar dentro dele.

Ouvimos uma música e choramos.

Lemos os poemas eróticos de Drummond e o corpo fica excitado.

Imagine um aparelho de som.

Imagine que o toca-discos e os acessórios, o hardware, tenham a capacidade de ouvir a música que ele toca e se comover.

Imagine mais, que a beleza é tão grande que o hardware não a comporta e se arrebenta de emoção!


Pois foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que citei no princípio: A música que saia de seu software era tão bonita que seu hardware não suportou...


Dados esses pressupostos teóricos, estamos agora em condições de oferecer uma receita que garantirá, àqueles que a seguirem à risca, "saúde mental" até o fim dos seus dias.


Opte por um software modesto.

Evite as coisas belas e comoventes. A beleza é perigosa para o hardware.

Cuidado com a música... Brahms, Mahler, Wagner, Bach são especialmente contra-indicados. Quanto às leituras, evite aquelas que fazem pensar.

Tranquilize-se há uma vasta literatura especializada em impedir o pensamento.

Se há livros do doutor Lair Ribeiro, por que se arriscar a ler Saramago?

Os jornais têm o mesmo efeito. Devem ser lidos diariamente. Como eles publicam diariamente sempre a mesma coisa com nomes e caras diferentes, fica garantido que o nosso software pensará sempre coisas iguais.

E, aos domingos, não se esqueça do Silvio Santos e do Gugu Liberato.


Seguindo essa receita você terá uma vida tranqüila, embora banal.

Mas como você cultivou a insensibilidade, você não perceberá o quão banal ela é.

E, em vez de ter o fim que tiveram as pessoas que mencionei, você se aposentará para, então, realizar os seus sonhos.


Infelizmente, entretanto, quando chegar tal momento, você já terá se esquecido de como eles eram..."


Se quer seguir a receita, lembre-se de evitar leituras que o farão pensar.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Paradoxo do nosso tempo!


"Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios.

Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais, perdemos tempo demais em relações virtuais, e raramente estamos com Deus.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma.
Dominamos o átomo, mas não nosso preconceito... escrevemos mais... mas aprendemos menos... Planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta;


do homem grande, de caráter pequeno;


lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.


Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.


Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.

Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.

Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.

Por isso, valorize sua familia, seus amores, seus amigos, a pessoa que lhe ama, e, aquelas que estão sempre ao seu lado."


Por George Carlin


A minha vontade é que todos um dia, pelo menos um dia, tenham a oportunidade e, principalmente a disposição de refletir sobre este tipo de texto. Quem sabe assim, conseguiremos melhorar o mundo, começando de nós mesmos.


Lu Aguiar

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quem além de você? - Leoni


Foi só um sorriso e foi por amor

Nenhuma ironia, não foi por mal

Foi quase uma senha pra te tocar

Nem foi um sorriso, foi um sinal

Por trás das palavras, da raiva de tudo

Sorri pra tentar chegar em você

Foi como fugir pra nos proteger

Enquanto eu sorrir ainda posso esquecer

Porque

Quem vai te abraçar?

Me fala quem vai te socorrer

Quando chover e acabar a luz

Pra quem você vai correr?

E quem vai me levar

Entre as estrelas, quem vai fazer

Toda manhã me cobrir de luz?

Quem, além de você?

Quem, além de você?

Ninguém tem razão, tenta me entender

E a gente é maior que qualquer razão

Foi só um sorriso e foi por amor

Te juro do fundo do coração

Foi como tentar parar esse trem

Com flores no trilho e acenar pra você

Parece absurdo, eu sei, mas tentei

Enquanto eu sorrir ainda posso esquecer

Porque

Quem vai te abraçar?

Me fala quem vai te socorrer

Quando chover e acabar a luz

Pra quem você vai correr?

E quem vai me levar

Entre as estrelas, quem vai fazer

Toda manhã me cobrir de luz?

Quem, além de você?

Quem, além de você?

Deixa isso passar, e quando passar

Vou estar aqui te esperando

Pra te receber

E sorrir feliz dessa vez

Que esse amor é tanto

E quem vai te abraçar?

Me fala quem vai te socorrer

Quando chover e acabar a luz

Pra quem você vai correr?

E quem vai me levar

Entre as estrelas, quem vai fazer

Toda manhã me cobrir de luz?


Quem, além de você?

Quem, além de você?

Quem, além de você?
Hummmmm ....

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas...
Que já têm a forma do nosso corpo...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares...
É o tempo da travessia...E se não ousarmos fazê-la... Teremos ficado... para sempre...
À margem de nós mesmos...”

(Fernando Pessoa)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eu aprendi.

Por William Shakespeare

Eu aprendi
que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;

Eu aprendi
que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

Eu aprendi
que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi
que nunca se deve negar um presente a uma criança;

Eu aprendi
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu aprendi
que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

Eu aprendi
que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar, e um coração para nos entender;

Eu aprendi
que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

Eu aprendi
que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu aprendi
que dinheiro não compra "classe";

Eu aprendi
que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

Eu aprendi
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

Eu aprendi
que Deus não fez tudo num só dia, o que me faz pensar que eu possa?

Eu aprendi
que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi
que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi
que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi
que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

Eu aprendi
que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu aprendi
que ninguem é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi
que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi
que quando o ancoradouro se torna amargo, a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi
que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;

Eu aprendi
que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

Eu aprendi
que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi
que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi
que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

Eu aprendi
Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.



Dose dupla de Shakespeare...Dois textos tudo de bom...Que a nossa estadia aqui seja sempre um aprendizado.

Um dia você aprende...


Por William Shakespeare


Depois de algum tempo você aprende a diferença,

A sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se,

E que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos,

E presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida

E olhos adiante, com a graça de um adulto,

E não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,

Porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,

E o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo, você aprende que

O sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe,

Algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,

Ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para se construir confiança

E apenas segundos para destruí-la,

E que você pode fazer coisas em um instante,

Das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades

Continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida,

Mas quem você tem na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos,

Se compreendemos que os amigos mudam.


Percebe que seu melhor amigo e você

Podem fazer qualquer coisa, ou nada,

E terem bons momentos juntos.


Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida,

São tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos

Deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas,

Pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós,

Mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,

Mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,

E que o tempo é curto.


Aprende que não importa onde já chegou,

mas onde está indo,

Mas se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.


Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,

E que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,

Pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,

Sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute, quando você cai,

é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver

Com os tipos de experiência que se teve,

E o que você aprendeu com elas,

Do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,

Poucas coisas são tão humilhantes

E seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva, tem o direito de estar com raiva,

Mas isso não te dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame,

Não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode,

Pois existem pessoas que nos amam,

Mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,

Algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga,

Você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,

O mundo não pára para que você o conserte.


Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.


Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,

Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar...

Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe,

Depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!


Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem

Perder o bem que poderíamos conquistar,


Se não fosse o medo de tentar.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oração dos Psicólogos



Senhor,


Só Você conhece em profundidade a criatura humana

Só Você é verdadeiro psicólogo.

Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante.

Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar,

E quando eu falhar - sei que isso acontecerá -venha depressa, Senhor,

sanar o mal que fiz.

Dê-me um entranhado amor e respeito pela criatura humana.

Não permite que a rotina, o cansaço torne-me frio e indiferente ao outro.

Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros,perdoa as ofensas e ajuda-me a atribuir os êxitos a Você.

Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão, eu possa dizer em verdade:


Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para ajudar ao meu irmão.


Obrigado, Senhor!


27 de agosto - Dia dos Psicólogos


Autor desconhecido


Sem dúvida, considero uma das profissões mais lindas e ao mesmo tempo mais complicada.

Ao mesmo tempo que somos completamente maravilhados com a alma humana, devemos também ser extremamente cautelosos com ela.

Sentimos medo sim. Muito. Eu pelo menos sinto.

Mas neste caso, o medo é parte de tudo, uma vez que nos faz tomar cuidado com o que podemos provocar na vida de alguém.

Tenho certeza que fiz a escolha certa, e como a própria oração diz, o Senhor é que sabe de todas as coisas, pretendo ser apenas mais uma "ajudante".
Que ele me dê sabedoria o bastante para isso, e humildade para reconhecer e aceitar que também sou passível de erros.


Feliz dia do Psicólogo! Para vocês meninas que estão comigo nessa jornada. Nestes últimos 3 anos e nos próximos 2 também. Quando esta etapa terminar, estaremos com uma responsabilidade enorme nas mãos, e que Deus esteja sempre conosco!




Lu Aguiar

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Eu não sou você... Você não é eu...



Eu não sou você.

Você não é eu.

Mas sei muito de mim

Vivendo com você.

E você, sabe muito de você vivendo comigo?

Eu não sou você

Você não é eu

Mas encontrei comigo e me vi

Enquanto olhava prá você

Na sua, minha, insegurança

Na sua, minha, desconfiança

Na sua, minha, competição

Na sua, minha, birra infantil

Na sua, minha, omissão

Na sua, minha, firmeza

Na sua, minha, impaciência

Na sua, minha, prepotência

Na sua, minha, fragilidade doce

Na sua, minha, mudez aterrorizada

E você se encontrou e se viu, enquanto

Olhava pra mim?


Eu não sou você

Você não é eu.

Mas foi vivendo a solidão

Que conversei com você

E você, conversou comigo na sua solidão

Ou fugiu dela, de mim e de você?

Eu não sou você

Você não é eu.

Mas sou mais eu, quando consigo

Lhe ver, porque você me reflete

No que ainda sou

No que já sou e

No que quero vir a ser...


Eu não sou você

Você não é eu.

Mas somos um grupo, enquanto

Somos capazes de, diferenciadamente,

Eu ser eu, vivendo com você e

Você ser mais você, vivendo comigo!!!


Pichon Riviere


Adorei este texto...


Relacionamento é isso... Atritar-se é isso. Viver o "nós" para conhecer o "eu".


domingo, 23 de agosto de 2009

Quase.

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto.

A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.


Desconfie do destino e acredite em você.


Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.


Luis Fernando Veríssimo


Tenho uma amiga que costuma dizer que cada vez que assiste um filme pela segunda ou terceira vez, sua percepção e leitura é diferente. Que tem muito a ver com o momento de vida que nos encontramos.

Este texto do Luis Fernando, já conhecia a muito tempo, mas ontem, quando li, mexeu muito comigo.
A leitura que fiz dele ontem foi muito mais forte. Ele me fez pensar ainda mais em tudo o que tenho pensado nos últimos meses. Em tudo o que o meu coração tem pedido e a razão não tem dado ouvidos. Tudo aquilo que tenho vontade de fazer e tenho deixado pra tras.

Tem me incomodado bastante esse negócio de me fazer de surda pra o que meu coração tem dito. Acho que a razão não tem que ter sempre "razão", rs... Sei que preciso dela, mas nem tanto...

Me incomoda sempre todo mundo dizendo o que tenho que fazer, sempre tentando mostrar o que devo e o que não devo fazer. E talvez o que eles tem dito que é errado é o que eu realmente acho que devo fazer.

Talvez por isso e por muitas outras coisas esse texto mexeu tanto comigo. Acredito que tem momentos na vida que é preciso deixar algumas coisas pra tras e arriscar outras.

Sempre todos temos a solução para a vida dos outros...E para a a nossa, não sabemos nem por onde começar. Vale a pena pensar sobre isso né?

Hoje tenho repensado muito sobre várias coisas da minha vida. E como comentei hoje com alguém muito especial pra mim, as vezes me acho muito nova pra tanta covardia sabe. De ter medo de fazer o que meu coração esta pedindo, pedindo não, ele ultimamente está gritando e por isso eu estou sendo obrigada a escutar.

Se é verdade que cada um de nós estamos aqui com um propósito, eu ainda não estou onde acredito que deveria estar, e não quero continuar assim. Tudo é aprendizado, prefiro acreditar nisto. Apesar de tantas coisas que me deixam triste com as pessoas, é melhor aceitar também, que todo relacionamento, seja ele qual for, nos remete a um aprendizado.

Achamos que sabemos tudo, que não precisamos mais aprender nada, que o tanto de aniversário que fizemos nos dá sabedoria o suficiente, aí vem uma criança e nos desmonta, em todos os sentidos. Um pouco da sabedoria vem de dentro.

A indiferença me mata, e a arrogância mais ainda.

No texto, Luis Fernando fala que o "quase" que o incomoda, e é o que tem me tirado o sono também. Definivamente não quero mais ele me acompanhando.

Até quando vão me dizer o fazer? Até quando todo mundo vai acreditar que pode controlar a vida do outro?

Não quero sessão nostalgia, quero apenas não ter que viver segundo o "achômetro" do outro.

Sempre fui mais instrospectiva...Sempre gostei de ter um momento meu, só meu...E o único objetivo e talvez o principal, entrar em contato com o que sou eu de verdade. Que ótimo que tenho conseguido ouvir mais isto e espero de verdade, ter coragem e oportunidade pra colocar em prática o que eu já descobri que faz meus olhos brilharem.

Hoje Deus sabe as minhas vontades e necessidades, e peço a ele todos os dias, que esteja comigo quando eu decidir deixar coisas pra tras e, principalmente, quando eu optar por seguir mais o meu coração.
Lu Aguiar

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Afinidade


A afinidade não é o mais brilhante...

Mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.

É o mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,as distâncias, as impossibilidades.

Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação,o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido.
Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real.

Do subjetivo para o objetivo.

Do permanente sobre o passageiro.

Do básico sobre o superficial.
Ter afinidade é muito raro.

Mas quando existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar.


Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas.


O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.
Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.

É ficar conversando sem trocar palavras.

É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.
Afinidade é sentir com...Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo.

Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado.

Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios.


Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo.


É olhar e perceber.

É mais calar do que falar, ou, quando falar, jamais explicar: apenas afirmar.


Afinidade é jamais sentir por.

Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.

Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.

Compreende sem ocupar o lugar do outro.

Aceita para poder questionar.

Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.


Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.


É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidade vividas.


Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação.

Porque tempo e separação nunca existiram.

Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar.

E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.


Arthur da Távola


Considero a afinidade como uma das coisas mais gostosas de se sentir... Mais sincera e mais intensa... Espero sempre poder desfrutá-la... É ela que faz brilhar os meus olhos!!!
"Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades." - Ela sempre vai estar lá...


Lu Aguiar

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As vezes nos preocupamos em excesso com as coisas desagradáveis que acontecem a nossa volta e nos esquecemos do principal, VIVER...

Fazer o que temos vontade...

Viver o que nos faz feliz...

Abraçar quem amamos sem medo do depois...

Sonhar e acreditar nos sonhos...

Viver o lado bom da vida!

"Viver ultrapassa todo o entendimento!"

Envelhecendo em um minuto...

"Sonhe com o que você quizer...

Vá para onde queira ir.

Seja o que você quer ser...

Porque você possui apenas uma vida...

E nela só temos uma chance de fazer o que queremos!

Tenha felicidade o bastante para fazê-la doce...

Dificuldades para fazê-la forte...

Tristeza para fazê-la humana...

E esperança o suficiente para fazê-la feliz!!!"

Clarice Lispector

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Expressões usadas pelas mulheres!



1 - "Certo": Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.


2 - "5 minutos": Se ela está se arrumando significa meia hora."5 minutos" só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.


3 - "Nada": Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em "Nada" normalmente terminam em "Certo".


4 - "Você que sabe": É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer…e não diga que também não sabe!

5 -Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que freqüentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parado ali discutindo com você sobre “Nada”.


6 - "Tudo bem": Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. "Tudo bem" significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.


7 -"Obrigada": Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga "por nada". (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga "MUITO obrigada" - isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÂO diga "por nada". Isso apenas provocará o "Esquece").


8 - "Esquece": É uma mulher dizendo "FODA-SE !!"


9 - "Deixa pra lá, Eu resolvo!" : Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando "o que aconteceu?". Para a resposta da mulher, consulte o item 3.


10 - "Precisamos conversar"! : Fodeu !! Você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.


11 - "Sabe, eu estive pensando….": Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse"…Fuja!


Verdade verdadeira... Isto é "ler nas entrelinhas"... ;)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

...TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA...


Por Pedro Bial.

...Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.

Estas são as coisas que aprendi lá:


1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar.
9. Dê descarga.(esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco...desenhe... pinte... cante... dance... brinque... trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca a tarde. (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também .

...Pegue qualquer um desses ítens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo, ao seu mundo e ai verá como ele é verdadeiro claro e firme.
...Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca.
...Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
...Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos .

"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver."

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Obrigada...


O profundo amor de Deus por mim...


Deus me ama tão profundamente,
Que não me livra dos problemas que eu
preciso enfrentar, para amadurecer
e me sentir mais forte.
Deus me ama tão profundamente,
Que não me poupa das tristezas e decepções
que são necessárias para o meu crescimento.
Deus me ama tão profundamente,
que me permite experimentar a dor física
e a dor na alma, para que eu me torne
cada vez mais sensível e mais humana.
Deus me ama tão profundamente,
que não tem me dado uma vida de riquezas
e nem de facilidades. Mas também não tem me dado
uma vida de pobreza extrema, e nem de necessidades.
Ele me dá uma vida, onde eu posso ter,
na medida certa, tudo que preciso
para viver com honestidade.
Ele me fez entender que o meu tempo aqui
é muito curto, para acumular coisas desnecessárias
à minha espiritualidade.


Ele tem me dado, principalmente,
o que eu posso levar comigo, quando eu partir,
e entregar a Ele, no momento do nosso encontro.


Deus, em sua suprema sabedoria,
sabe o que eu preciso para ser feliz.


Ele sabe que a minha felicidade
não está nas coisas materiais.


Ele sabe que se eu tivesse uma vida de riquezas,
provavelmente, eu daria tanto valor
as futilidades que até me esqueceria Dele.


E se eu esquecesse Dele, logo chegaria um dia
em que eu me sentiria extremamente infeliz.

Repleta de valores materiais, mas vazia por dentro.


Deus me ama tão profundamente,
que tem feito de mim, uma pessoa forte, esforçada,
lutadora, que sonha, que chora, que cai e se levanta,
que olha pra cima, e que vê longe...


Muito além de tudo o que se pode tocar com as mãos.


Deus me ama tão profundamente,
que tem feito de mim, uma pessoa que busca
dar a sua parcela de contribuição para a vida.
E que vive para realizar
o que anseia espiritualmente.


Mesmo que sozinha.


Por quê sozinha eu nunca estarei.
Tenho o profundo amor de Deus comigo.


Quando reflito sobre o profundo amor
que eu sinto por Deus, sinto uma inter-ligação
que me leva, naturalmente, ao profundo
amor de Deus por mim.
Então percebo que nada tenho a reclamar
sobre a vida que Ele me deu. Por que todos os dias
Ele me dá chances para que eu me esforce,
e me torne um ser humano melhor e mais feliz.
É o tipo de felicidade que só faz bem ao espírito.
Meu e Dele.
Ele sabe que para quem se esforça,
o sabor da vitória é mais doce.
A alegria no coração é maior.
A alma entra em um ritmo emocionante...
e dança a música do céu...
e canta a canção da vida...
ouvindo a orquestra dos Anjos,
tocada com os instrumentos afinados pelo tempo
.
A auto confiança aumenta.
E eu me sinto mais capacitada, mais realizada.
Esta é a minha verdadeira felicidade.
Saber que eu posso realizar cada pequena conquista,
com os meus próprios esforços...
Porque ao final, sinto a minha alma livre.
E ao me sentir livre, uma alegria imensa
contagia o meu ser. Então eu constato,
que durante esse meio tempo, enquanto
eu estava apenas lutando pelas minhas conquistas,
Ele ficou ao meu lado, torcendo por mim,
e aguardando os resultados.
Deus me ama tão profundamente,
que disse-me uma vez...
Que se Ele tivesse colocado dentro do meu peito,
um coração materialista, eu passaria a minha vida
a caminhar por uma pequena estrada chamada Ilusão.
É uma pequena estrada que leva os seus caminhantes
ao encontro do tesouro material, e o meu coração
materialista me conduziria tão diretamente
ao encontro desse tesouro, que eu nem olharia
para os lados, e perderia toda a beleza
e o encantamento da paisagem ao redor:
Provavelmente, ao caminhar pela estrada da ilusão,
eu perderia os meus cinco sentidos vitais:
No meu caminhar durante o dia,
Eu não veria o Sol brilhante que Ele fez pra mim,
Eu não ouviria a sinfonia do canto dos pássaros
que Ele criou.
Eu não sentiria a delícia do vento
soprando nos meus cabelos.
Eu não desejaria tocar uma flor,
ou sentir o seu perfume.
Eu não lançaria um olhar de gratidão para a natureza,
que é uma obra de arte, feita por Ele.
No meu caminhar durante a noite,
Eu não teria tempo de olhar pra cima e ver o céu estrelado.
Eu não sentiria vontade de conversar com as estrelas,
eu desconheceria a lua e todas as suas fases.
Eu não me admiraria com a imensidão do universo.
Eu desconheceria toda a grandeza de sua criação.
Caminhando pela estrada da Ilusão,
eu teria os meus olhos fixos no superficial.
e se eu encontrasse alguém mais necessitado
do que eu, eu passaria por cima...
e se esse alguém me chamasse, eu nem ouviria.
Porque todos os meus sentidos estariam naquilo
que me esperava lá na frente,
e assim eu seria mais ambiciosa
do que Deus me permitiria ser.
Seria menos humana e mais materialista.
e conseqüentemente, eu não desenvolveria
a minha espiritualidade.
E sem ter espiritualidade, eu viveria na tristeza,
sem alegria no coração.
E sem ter alegria no coração, eu me revoltaria,
e gritaria aos quatro ventos: Onde está Deus?
Deus existe? Por que não me ajuda?
Por que me abandonou?
Por que não me dá uma vida de facilidades,
e todas as riquezas materiais a que eu "tenho direito"?
Se eu fosse menos humana, eu não teria olhos
para ver Deus dentro de mim...


Deus me ama tão profundamente,
que me fez entender: Que o tempo
que eu perco nas minhas lutas diárias,
me aproxima mais Dele.


Que a dor física e a dor da alma
me aproximam mais Dele.
Que nas minhas tristezas e decepções,
Ele está sempre comigo.

Que bom! Que eu não consigo
nada com tanta facilidade!
por que assim, eu consigo valorizar
as minhas pequenas conquistas.


Que bom! Que eu tenho problemas para enfrentar!
por que assim, eu aprendo. Evoluo e amadureço.


Que bom! Que eu tenho momentos de tristezas,
para que depois, eu possa festejar a minha alegria!


Que bom! Que eu não tenho nada do que reclamar,
tenho somente o que agradecer a Deus por tudo!


Que bom! Que Deus não se esquece de mim!
O Senhor, em sua suprema sabedoria,
sabe o que eu preciso para ser feliz.

Preciso de Deus!
e do seu profundo Amor por mim.

Autoria: Lisiê Silva.
15/Set/2003



Este texto recebi de uma amiga...Uma pessoa muito especial, de uma família mais que importante na nossa vida... Que sempre esteve do nosso lado em todos os momentos difíceis... Hoje nós temos o entendimento de agradecer por nunca terem desistido de nos mostrar o amor de Deus e as promessas para as nossas vidas. Graças a eles Deus tem entrado de maneira intensa e linda nas nossas vidas!!!


E como o texto mesmo diz, Deus sabe tudo o que eu preciso para ser feliz!!! Obrigada por todos os períodos difíceis que tivemos que atravessar... Apesar de tudo, das dores, das decepções, foi assim que pudemos amadurecer e nos tornarmos fortes na tua presença Senhor. Hoje minha família é tudo o que sempre quiz e, sem dúvida, tudo o que tenho de mais importante.
Lu Aguiar

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Feliz dia do Amiiiigo...



Hj é dia do amiiiigo...


E hoje vou escrever... Especialmente para as pessoas que estão ou já estiveram na minha vida... Deixando aquela lembrança boa... Aquela história gostosa de contar... Aquele momento engraçado... Aquela puxada de orelha merecida, rs... Aquele abraço apertado... Aquele desabafo que só um amigo sabe entender...


Sempre fui de ter muitas pessoas ao redor.... Muitas risadas, muitas histórias doidas, muitas bagunças...hehehehe... Acho que não nasci pra viver sem amigos, de forma alguma...


Amigos de infância, alguns ainda continuam... Outros ficaram um pouco distantes...


Amigos da escola, e os quais eu tenho tido a oportunidade de rever e estar junto de novo...


Os anos vão passando e chegam os amigos do trabalho... Aqueles que, estamos todos os dias juntos... Passando por coisas diferentes, mas que não deixam de ser especiais... No meu caso, tive sorte por onde passei até hoje. Deus colocou pessoas extraordinárias... Pessoas que admiro mais ainda a cada dia que passa... Meninas, obrigada por estarem comigo viu? Adoro vocês mais do que possam imaginar... Me aguentam sempre, rs... Escutam as minhas histórias malucas... Ultimamente tem puxado demais minha orelha... Ela já ta ficando grandinha por causa disso...Hehehehe... Brincadeira, podem puxar sempre viu... Adoro rir com vocês... Estressar junto também... Fofocar, rsrsrs... Chorar também... E somos choronas hein??? Rs... Organizar festa junina... Almoçar juntas, pelo menos uma vez por mês... Enfim, são essenciais hoje na minha vida!!!


* Gabizinha

* Luzinha Darling

* Lud

* Poli

* Leninha

* Tamara (recente no clube da luluzinha, mas já membro integrante, rsrs)


Gente, não me deixem nunca viu... Se não eu faço besteira...rsrsrs... Amooooo!!!!


Minhas amigas também que estão sempre comigo... Em todos os momentos... Que são também companheiras de copo... Rsrs... E que copão hein!!!!! Ficamos meio distantes de vez em quando, mas quando encontra é a meeeeesma coisa... :) ... Distantes só de corpo ne gente!!! Essas eu que puxo a orelha... O amiga chata essa aqui ne!!! Rsrsrs... Amo vocês gente...


* Carol

* Sarinha

* Helem

* Gi

* Carolzinha

* Kellen

* Polly

* Keke

* Paty


;****************


Amigos também... Não posso esquecer nunca de vocês!!! Obrigada por tudo, sempre!!!


Desculpa pelas vezes que fui chata, insuportável...Rsrs... Não foi por querer...


Feliz Dia do Amiiiiigo!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Perguntas e Respostas...



Há dois tipos de perguntas. Uma que precisa ser respondida e outra precisa ser vivida. Há perguntas práticas e perguntas existenciais. Perguntas práticas se contextualizam no horizonte da objetividade. Perguntas existenciais não provocam respostas imediatas. Viver é uma forma de respondê-las. É maravilhoso conviver com elas... O que torna uma pessoa especial é sua capacidade de viver intensamente por uma causa. São raras nos dias de hoje. Vive-se muito pela metade ultimamente. Pessoas que se empenham na realização de seus sonhos não se conformam com a uniformidade. Assumem o preço de serem diferentes e, geralmente, nadam contra a corrente. Isso requer coragem. Coragem de ser, não simplesmente de fazer. Ser é mais difícil do que fazer, afinal, é no ser que o fazer encontra o seu sustento. Faço a partir do que sou. Não, o contrário. Tenho encontrado muita gente perdida no muito fazer. Gente que perdeu totalmente o referencial existencial de suas vidas. Gente que se empenhou e investiu na vida só para um dia poder fazer alguma coisa. Estudou, lutou, aprofundou, com o desejo de um dia poder desempenhar uma função. É claro que o fazer também realiza, faz feliz, mas não podemos negar que há uma realidade que precede o mundo da prática. O significado que sou No silêncio do coração, há um lugar que não sabe fazer nada. É lá que nos descobrimos em nosso primeiro significado. É ele também o nosso lado mais sedutor. É ele que faz com que as pessoas se apaixonem por nós. É justamente por isso que ele tem que ser bem descoberto, de maneira que, quando façamos o que quer que seja, tudo o que fizermos tenha as marcas do que somos. É simples. Medicina muita gente faz, mas é no exercício da profissão que cada pessoa se mostra em sua intimidade mais profunda. Aí mora a diferença. Muitos Fazem a mesma faculdade, mas se encontram de maneira diferente com o conhecimento que recebem. Realizo tudo a partir de minha particularidade. Sou único, ainda que imitado por muitos. Eis a questão Essas coisas me fazem pensar na beleza e na responsabilidade que essa diferença nos traz. Ela nos coloca diante da vida como um acontecimento que merece ser sorvido com toda a intensidade do nosso coração. Agir é um desdobramento do meu ser. Eu sou, antes de fazer qualquer coisa. Há em mim uma realidade que me faz significar, mesmo que um dia eu fique totalmente incapacitado de realizar qualquer ação. Eu sou, mesmo na incapacidade dos movimentos e na impossibilidade dos gestos. Nem sempre podemos compreender tudo isso, por mais simples que seja. Vivemos na era da utilidade, onde tudo tem que estar conectado a uma função prática, onde o fazer prevalece sobre o ser. O que você faz na vida? Esta é a pergunta. O que você é na vida? Continua sendo a pergunta. Mas a primeira é mais fácil responder. Dizer o que se faz não dá tanto trabalho quanto dizer o que se é. O que se faz é simples de se dizer e as palavras nos ajudam, mas dizer o que se é, não é tão simples assim, e por vezes, as palavras nem sempre nos socorrem. Sou muito mais do que posso dizer sobre mim mesmo. Você também. Por isso não gostaria que nossa conversa terminasse com uma pergunta pragmática, dessas que se escutam em todas as esquinas que costumamos freqüentar. Opto por uma pergunta que não espera por resposta imediata, tão pouco pelo desconcerto da fala. Só lhe peço que honestamente debruce-se sobre ela:


Quem é você?


Por Padre Fábio de Melo



Talvez por isso conhecemos tão pouco das pessoas... Nos prendemos à perguntas as quais as palavras não conseguem responder sozinhas... É preciso tempo...É preciso mais do que pergunta e resposta para se conhecer alguém... Algumas coisas por exemplo, um olhar vale mais do que mil palavras...


Permita-se...


Lu Aguiar

O inacabado em mim...

Eu me experimento inacabado.
Da obra, o rascunho.
Do gesto, o que não termina.
Sou como o rio em processo de vir a ser.
A confluência de outras águas e o encontro com filhos de outras nascentes o tornam outro. O rio é a mistura de pequenos encontros.
Eu sou feito de águas, muitas águas.
Também recebo afluentes e com eles me transformo.
O que sai de mim cada vez que amo?
O que em mim acontece quando me deparo com a dor que não é minha, mas que pela força do olhar que me fita vem morar em mim?
Eu me transformo em outros?
Eu vivo para saber.
O que do outro recebo leva tempo para ser decifrado.
O que sei é que a vida me afeta com seu poder de vivência.
Empurra-me para reações inusitadas, tão cheias de sentidos ocultos.
Cultivo em mim o acúmulo de muitos mundos.
Por vezes o cansaço me faz querer parar. Sensação de que já vivi mais do que meu coração suporta.
Os encontros são muitos; as pessoas também.
As chegadas e partidas se misturam e confundem o coração.
É nesta hora em que me pego alimentando sonhos de cotidianos estreitos, previsíveis.
Mas quando me enxergo na perspectiva de selar o passaporte e cancelar as saídas, eis que me aproximo de uma tristeza infértil.
Melhor mesmo é continuar na esperança de confluências futuras.
Viver para sorver os novos rios que virão.
Eu sou inacabado. Preciso continuar.
Se a mim for concedido o direito de pausas repositoras, então já anuncio que eu continuo na vida.
A trama de minha criatividade depende deste contraste, deste inacabado que há em mim.
Um dia sou multidão; no outro sou solidão.
Não quero ser multidão todo dia. Num dia experimento o frescor da amizade; no outro a febre que me faz querer ser só.
Eu sou assim. Sem culpas...

Padre Fábio de Melo
Um dos mais lindos textos que já li... Tudo o que eu espero da minha caminhada... Em algumas vezes, ter tempo para recuperar o folego e continuar... Assim, quero sempre continuar... Nesses encontros e desencontros, nas chegadas e saídas...
Lu Aguiar

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Atrite-se


Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho; nós mudamos nos encontros.

Simples, mas profundo, preciso.

É nos relacionamentos que nos transformamos.
Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.
Você já viu a diferença que há entre as pedras que estão na nascente de um rio, e as pedras que estão em sua foz?

As pedras na nascente são toscas, pontiagudas, cheias de arestas.

À medida que elas vão sendo carregadas pelo rio sofrendo a ação da água e se atritando com as outras pedras, ao longo de muitos anos, elas vão sendo polidas, desbastadas.

Assim também agem nossos contatos humanos.

Sem eles, a vida seria monótona, árida.

A observação mais importante é constatar que não existem sentimentos, bons ou ruins, sem a existência do outro, sem o seu contato.

Passar pela vida sem se permitir um relacionamento próximo com o outro, é não crescer, não evoluir, não se transformar.

É começar e terminar a existência com uma forma tosca, pontiaguda, amorfa.

Quando olho para trás, vejo que hoje carrego em meu servárias marcas de pessoas extremamente importantes.
Pessoas que, no contato com elas, me permitiram ir dando forma ao que sou, eliminando arestas, transformando-me em alguém melhor, mais suave, mais harmônico, mais integrado.

Outras, sem dúvidas, com suas ações e palavras me criaram novas arestas, que precisaram ser desbastadas.

Faz parte...

Reveses momentâneos servem para o crescimento. A isso chamamos experiência.

Penso que existe algo mais profundo, ainda nessa análise.

Começamos a jornada da vida como grandes pedras, cheia de excessos.
Os seres de grande valor, percebem que ao final da vida, foram perdendo todos os excessos que formavam suas arestas, se aproximando cada vez mais de sua essência, e ficando cada vez menores, menores, menores...

Quando finalmente aceitamos que somos pequenos, ínfimos, dada a compreensão da existência e importância do outro, e principalmente da grandeza de Deus, é que finalmente nos tornamos grandes em valor.

Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado?

Sabemos quanto se tira de excesso para chegar ao seu âmago.
É lá que está o verdadeiro valor... Pois, Deus fez a cada um de nós com um âmago bem forte e muito parecido com o diamante bruto, constituído de muitos elementos, mas essencialmente de amor.

Deus deu a cada um de nós essa capacidade, a de amar...Mas temos que aprender como.
Para chegarmos a esse âmago, temos que nos permitir, através dos relacionamentos, ir desbastando todos os excessos que nos impedem de usá-lo, de fazê-lo brilhar
Por muito tempo em minha vida acreditei que amar significava evitar sentimentos ruins.

Não entendia que ferir e ser ferido, ter e provocar raiva, ignorar e ser ignorado faz parte da construção do aprendizado do amor.
Não compreendia que se aprende a amar sentindo todos esses sentimentos contraditórios e...os superando.

Ora, esses sentimentos simplesmente não ocorrem se não houver envolvimento...
E envolvimento gera atrito.

Minha palavra final: ATRITE-SE!

Não existe outra forma de descobrir o amor.

E sem ele a vida não tem significado.


Roberto Crema



Este texto recebi de alguém muito especial... E é exatamente tudo isso que tenho aprendido com ele!


Lu

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O peso que a gente leva...


Por Fábio de Melo

O perigo da viagem mora nas malas.


Elas podem nos impedir de apreciar a beleza que nos espera. Experimento na carne a verdade das palavras, mas não aprendo. Minhas malas são sempre superiores às minhas necessidades. É por isso que minhas partidas e chegadas são mais penosas do que deveriam.
Ando pensando sobre as malas que levamos... Elas são expressões dos nossos medos. Elas representam nossas inseguranças.. Olho para o viajante com suas imensas bagagens e fico curioso para saber o que há dentro das estruturas etiquetadas. Tudo o que ele leva está diretamente ligado ao medo de necessitar. Roupas diversas; de frio, de calor – o clima pode mudar a qualquer momento! – remédios, segredos, livros, chinelos, guarda chuva – e se chover? –, cremes, sabonetes, ferro elétrico – isso mesmo! – Microondas? – Comunique-me, por favor, se alguém já ousou levar.
O fato é que elas representam nossas inseguranças. Digo por mim. Sempre que saio de casa levo comigo a pretensão de deslocar o meu mundo. Tenho medo do que vou enfrentar.. Quero fazer caber no pequeno espaço a totalidade dos meus significados. As justificativas são racionais. Correspondem às regras do bom senso, preocupações naturais para quem não gosta de viver privações.
Nós nos justificamos. Posso precisar disso, posso precisar daquilo...
Olho ao meu redor e descubro que as coisas que quero levar não podem ser levadas. Excedem aos tamanhos permitidos. Já imaginou chegar ao aeroporto carregando o colchão para ser despachado?
As perguntas são muitas... E se eu tiver vontade de ouvir aquela música? E o filme que costumo ver de vez em quando, como se fosse a primeira vez? Desisto. Jogo o que posso no espaço delimitado para minha partida e vou. Vez em quando me recordo de alguma coisa esquecida, ou então, inevitavelmente concluo que mais da metade do que levei não me serviu pra nada.
É nessa hora que descubro que partir é experiência inevitável de sofrer ausências. E nisso mora o encanto da viagem. Viajar é descobrir o mundo que não temos. É o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence.
E então descobrimos o motivo que levou o poeta cantar: “Bom é partir. Bom mesmo é poder voltar!” Ele tinha razão. A partida nos abre os olhos para o que deixamos. A distância nos permite mensurar os espaços deixados. Por isso, partidas e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que é essencial para que a gente continue sendo. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com desejo de amar ainda mais o meu território. É consequência natural que faz o coração querer voltar ao ponto inicial, ao lugar onde tudo começou.
É como se a voz identificasse a raiz do grito, o elemento primeiro.
Vida e viagens seguem as mesmas regras. Os excessos nos pesam e nos retiram a vontade de viver.
Por isso é tão necessário partir. Sair na direção das realidades que nos ausentam.
Lugares e pessoas que não pertencem ao contexto de nossas lamúrias.... Hospitais, asilos, internatos...
Ver o sofrimento de perto, tocar na ferida que não dói na nossa carne, mas que de alguma maneira pode nos humanizar.


Andar na direção do outro é também fazer uma viagem. Mas não leve muita coisa. Não tenha medo das ausências que sentirá. Ao adentrar o território alheio, quem sabe assim os seus olhos se abram para enxergar de um jeito novo o território que é seu. Não leve os seus pesos. Eles não lhe permitirão encontrar o outro.


Viaje leve, leve, bem leve. Mas se leve.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Artigo da Exame: Carpe Diem


Aí um dia você toma um avião para Paris, a lazer ou a trabalho, em um vôo da Air France, em que a comida e a bebida têm a obrigação de oferecer a melhor experiência gastronômica de bordo do mundo, e o avião mergulha para a morte no meio do Oceano Atlântico.

Sem que você perceba, ou possa fazer qualquer coisa a respeito, sua vida acabou.


Numa bola de fogo ou nos 4 000 metros de água congelante abaixo de você naquele mar sem fim. Você que tinha acabado de conseguir dormir na poltrona ou de colocar os fones de ouvido para assistir ao primeiro filme da noite ou de saborear uma segunda taça de vinho tinto com o cobertorzinho do avião sobre os joelhos. Talvez você tenha tido tempo de ter a consciência do fim, de que tudo terminava ali. Talvez você nem tenha tido a chance de se dar conta disso. Fim.


Tudo que ia pela sua cabeça desaparece do mundo sem deixar vestígios. Como se jamais tivesse existido.


Seus planos de trocar de emprego ou de expandir os negócios. Seu amor imenso pelos filhos e sua tremenda incapacidade de expressar esse amor. Seu medo da velhice, suas preocupações em relação à aposentadoria. Sua insegurança em relação ao seu real talento, às chances de sobrevivência de suas competências nesse mundo que troca de regras a cada seis meses. Seu receio de que sua mulher, de cuja afeição você depende mais do que imagina, um dia lhe deixe. Ou pior: que permaneça com você infeliz, tendo deixado de amá-lo. Seus sonhos de trocar de casa, sua torcida para que seu time faça uma boa temporada, o tesão que você sente pela ascensorista com ar triste. Suas noites de insônia, essa sinusite que você está desenvolvendo, suas saudades do cigarro. Os planos de voltar à academia, a grande contabilidade (nem sempre com saldo positivo) dos amores e dos ódios que você angariou e destilou pela vida, as dezenas de pequenos problemas cotidianos que você tinha anotado na agenda para resolver assim que tivesse tempo. Bastou um segundo para que tudo isso fosse desligado. Para que todo esse universo pessoal que tantas vezes lhe pesou toneladas tenha se apagado.


Como uma lâmpada que acaba e não volta a acender mais. Fim.


Então, aproveite bem o seu dia. Extraia dele todos os bons sentimentos possíveis. Não deixe nada para depois. Diga o que tem para dizer. Demonstre. Seja você mesmo. Não guarde lixo dentro de casa. Não cultive amarguras e sofrimentos. Prefira o sorriso. Dê risada de tudo, de si mesmo. Não adie alegrias nem contentamentos nem sabores bons.


Seja feliz. No fundo, só existe o hoje.