sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jeito de ser



Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.



É um dom que vaimuito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.



É uma elegância desobrigada.



É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.



Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe dafofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.



É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.



É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.



É elegante não ficar espaçoso demais.



É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.



É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.



É elegante retribuir carinho e solidariedade.



Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.



Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.



Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.



A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que com amigo não tem que ter estas frescuras. Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.




Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.





Martha Medeiros

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hoje...




Hoje posso dizer que acredito que nada seja em vão... Quem me conhece de verdade, conhece a minha história...Já me viram chorar, já me viram sorrir...Já tive momentos, como todo mundo, em que desejei sumir do mapa...Mas já tive momentos em que agradeci por estar aqui.Conhece a família buscapé? Pois é, tenho uma...Pode acreditar...Como disse antes, já tive momentos, e ainda tenho em que desejo sumir deles, mas tenho aprendido a agradecer todos os dias por ter ela por perto. Cada um, na sua individualidade me fazem me sentir completa, privilegiada. Tenho um pai sistemático, mas o melhor pai do mundo, o mais preocupado, o mais presente, o mais companheiro...Aquele que você tem que se preocupar como se fosse um filho também, pois não seria a mesma coisa sem ele...Uma mãe nervosa, mas que sabe ser mãe...a mais instável, a mais preocupada...Aquela que sempre se preocupou com os almoços de domingo, os quais jamais deixarão de existir, e sem ter alguém pra te acordar as 8h de um domingo para avisar de o bolo está quentinho, com certeza não seria a mesma coisa.Tenho os irmãos mais lindos e diferentes do mundo...Para todos os gostos...Uma branca, uma índia jogadora de futebol, e o branco mais especial do mundo, e que tem a mão mais gostosa também...RsTenho avós maravilhosos! Uma vozinha que é a melhor do mundo...A mais carinhosa, a mais linda!!! Minha paixão maior...Tenho também uma irmã de coração...Que não sai da minha casa, e que os finais de semana sem ela dar pelo menos uma passada aqui não são mais os mesmos!!!Já tive grandes motivos para acreditar que o papai lá de cima estava me marcando...Hoje agradeço por ele ter me marcado tanto...Aprendi muito, cresci muito...Hoje sei a diferença entre ter e ser...Hoje me vejo encantada por esse aprendizado, por esse crescimento, pela minha família, pelos amigos que nem consigo contar.Me apaixono a cada dia pela Psicologia, pelo outro...Mais necessariamente pelo cuidado com o outro.Estou descobrindo essa paixão no olhar da criança...É mágico o atendimento! Talvez este seja o lugar em que eu deva chegar, e mais ainda, o que eu quero chegar.Sou uma mistura de tudo o que essas pessoas me proporcionam todos os dias.Não sei quando e nem onde descobri que queria ser psicóloga, mas sei que tem um dedinho lá de cima, pois não há nada mais que faça o meu olho brilhar tanto!Obrigado paizinho!!! Por tudo... Uma frase: “É quando eu fico mais fraco que eu fico mais forte!!!”Lu

Escrevi este texto há um tempinho, e sempre que volto a ler sinto mais força em tudo aquilo o que eu sentia enquanto o escrevia. Hoje estou a poucos meses de concluir uma das etapas mais importantes da minha vida...E é sim apenas "uma" das várias que estão por vir. Estes dias que tenho me dedicado á isto me mostram o quanto cresci nestes 5 anos de caminhada...De coisas incríveis que conheci, do conhecimento que hoje me faz ver a vida e as pessoas com olhos mais preparados e um coração mais aberto... Como disse no texto lá em cima, sem a minha família que sempre me aturou nos meus momentos mais estressados, mais fortes e mais intensos durante todo este tempo, nada disso seria possível! Agradeço a Deus todos os dias por tê-los ao meu lado e peço para que nada atrapalhe esta harmonia que temos vivido.


Hoje, mais do que nunca, sei o quanto fui abençoada por estar aqui, nesta casa, com estes pais e com estes irmãos... Cada um com a sua individualidade, com as suas limitações, mas, sem dúvida, os mais maravilhosos do mundo!

Aos meus amigos, o meu muito obrigada por tudo!!! Pela paciência, pela força e pelo companheirismo... Amo vocês! Sei que as vezes sou muito chata quando estou muito afim de ficar só em casa curtindo preguiça...E isto não é depressão viu??? Rs...


Adoro minha vida, o meu trabalho e tudo o que Deus coloca no meu caminho... Me disseram que quando eu me formasse eu seria uma pessoa muito diferente... Eu já imaginava que sim, mas não imaginva que seria tanto!!! ;)

Obrigada a cada um de vocês que fazem parte da minha vida! Uma etapa chega ao fim para que outra possa começar com mais força ainda e o meu anjinho da guarda não falha nunca!!!



Beijos e mais beijos... Lu







quinta-feira, 14 de abril de 2011

Na Terra do "Se"...


"Se quem luta por um mundo melhor soubesse que toda revolução começa por revolucionar antes a si próprio.
Se aqueles que vivem intoxicando sua família e seus amigos com reclamações fechassem um pouco a boca e abrissem suas cabeças, reconhecendo que são responsáveis por tudo o que lhes acontece.
Se as diferenças fossem aceitas naturalmente e só nos defendêssemos contra quem nos faz mal.
Se todas as religiões fossem fiéis a seus preceitos, enaltecendo apenas o amor e a paz, sem se envolver com as escolhas particulares de seus devotos.
Se a gente percebesse que tudo o que é feito em nome do amor (e isso não inclui o ciúme e a posse) tem 100% de chance de gerar boas reações e resultados positivos.
Se as pessoas fossem seguras o suficiente para tolerar opiniões contrárias às suas sem precisar agredir e despejar sua raiva.
Se fôssemos mais divertidos para nos vestir e mobiliar nossa casa, e menos reféns de convencionalismos.
Se não tivéssemos tanto medo da solidão e não fizéssemos tanta besteira para evitá-la.
Se todos lessem bons livros.
Se as pessoas soubessem que quase sempre vale mais a pena gastar dinheiro com coisas que não vão para dentro dos armários, como viagens, filmes e festas para celebrar a vida.
Se valorizássemos o cachorro-quente tanto quanto o caviar.
Se mudássemos o foco e concluíssemos que infelicidade não existe, o que existe são apenas momentos infelizes.
Se percebêssemos a diferença entre ter uma vida sensacional e uma vida sensacionalista.
Se acreditássemos que uma pessoa é sempre mais valiosa do que uma instituição: é a instituição que deve servir a ela, e não o contrário.
Se quem não tem bom humor reconhecesse sua falta e fizesse dessa busca a mais importante da sua vida.
Se as pessoas não se manifestassem agressivamente contra tudo só para tentar provar que são inteligentes.
Se em vez de lutar para não envelhecer, lutássemos para não emburrecer.
Se."

Martha Medeiros

Este texto da Martha eu não conhecia...Sigo o twitter dela e as frases me chamaram a atenção!!!
Se, se, se...Sempre o "se"... Mas para acreditar nas mudanças precisamos levantar hipóteses...E as hipóteses pedem em primeiro lugar o "se"...A idéia, a vontade, o desejo, a sensibilidade, a percepção, a humildade...

Boa reflexão!

Lu Aguiar