quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que não se pode explicar aos normais...


Sobre o amor, e o desamor,

sobre a paixão,

Sobre ficar, sobre desejar, como saber te amar,

Sobre querer, sobre entender, sem esquecer,

Sobre a verdade e a ilusão,

Quem afinal é você,

Quem de nós vai mostrar realmente o que quer,

O coracão nesse furacão, ilhado onde estiver,

O meu querer é complicado demais,

Quero o que não se pode explicar aos normais,

Sobre o porque de tantos porques,

E responder,

Entre a razão e a emoção

Eu escolhi você!


Quem de nós vai mostrar realmente o que quer,

O coracão nesse furacão, ilhado onde estiver,

O meu querer é complicado demais,

Quero o que não se pode explicar aos normais,

Sobre o porque de tantos porques,

E responder,


Entre a razão e a emoção

Eu escolhi você!


Banda Catedral

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Para refletir...

"Enquanto não superarmos a ânsia do amor sem limites, não poderemos crescer emocionalmente. Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é necessário ser um. "
Fernando Pessoa

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Saúde Mental


Por Rubem Alves


"Fui convidado a fazer uma preleção sobre saúde mental. Os que me convidaram supuseram que eu, na qualidade de psicanalista, deveria ser um especialista no assunto. E eu também pensei. Tanto que aceitei. Mas foi só parar para pensar para me arrepender. Percebi que nada sabia. Eu me explico.

Comecei o meu pensamento fazendo uma lista das pessoas que, do meu ponto de vista, tiveram uma vida mental rica e excitante, pessoas cujos livros e obras são alimento para a minha alma. Nietzsche, Fernando Pessoa, Van Gogh, Wittgenstein, Cecília Meireles, Maiakovski.

E logo me assustei.

Nietzsche ficou louco.

Fernando Pessoa era dado à bebida.

Van Gogh matou-se.

Wittgenstein alegrou-se ao saber que iria morrer em breve: não suportava mais viver com tanta angústia.

Cecília Meireles sofria de uma suave depressão crônica.

Maiakoviski suicidou-se.

Essas eram pessoas lúcidas e profundas que continuarão a ser pão para os vivos muito depois de nós termos sido completamente esquecidos.

Mas será que tinham saúde mental?

Saúde mental, essa condição em que as idéias comportam-se bem, sempre iguais, previsíveis, sem surpresas, obedientes ao comando do dever, todas as coisas nos seus lugares, como soldados em ordem unida, jamais permitindo que o corpo falte ao trabalho, ou que faça algo inesperado; nem é preciso dar uma volta ao mundo num barco a vela, basta fazer o que fez a Shirley Valentine (se ainda não viu, veja o filme) ou ter um amor proibido ou, mais perigoso que tudo isso, a coragem de pensar o que nunca pensou.

Pensar é uma coisa muito perigosa...

Não, saúde mental elas não tinham...

Eram lúcidas demais para isso.

Elas sabiam que o mundo é controlado pelos loucos e idosos de gravata.

Sendo donos do poder, os loucos passam a ser os protótipos da saúde mental.

Claro que nenhum dos nomes que citei sobreviveria aos testes psicológicos a que teria de se submeter se fosse pedir emprego numa empresa.

Por outro lado, nunca ouvir falar de político que tivesse depressão. Andam sempre fortes em passarelas pelas ruas da cidade, distribuindo sorrisos e certezas.

Sinto que meus pensamentos podem parecer pensamentos de louco e por isso apresso-me aos devidos esclarecimentos.

Nós somos muito parecidos com computadores. O funcionamento dos computadores, como todo mundo sabe, requer a interação de duas partes. Uma delas chama-se hardware, literalmente "equipamento duro", e a outra denomina-se software, "equipamento macio".

Hardware é constituído por todas as coisas sólidas com que o aparelho é feito.

O software é constituído por entidades "espirituais" - símbolos que formam os programas e são gravados nos disquetes.

Nós também temos um hardware e um software.

O hardware são os nervos do cérebro, os neurônios, tudo aquilo que compõe o sistema nervoso. O software é constituído por uma série de programas que ficam gravados na memória. Do mesmo jeito como nos computadores, o que fica na memória são símbolos, entidades levíssimas, dir-se-ia mesmo "espirituais", sendo que o programa mais importante é a linguagem.Um computador pode enlouquecer por defeitos no hardware ou por defeitos no software.

Nós também.

Quando o nosso hardware fica louco há que se chamar psiquiatras e neurologistas, que virão com suas poções químicas e bisturis consertar o que se estragou.

Quando o problema está no software, entretanto, poções e bisturis não funcionam.

Não se conserta um programa com chave de fenda.

Porque o software é feito de símbolos e, somente símbolos, podem entrar dentro dele.

Ouvimos uma música e choramos.

Lemos os poemas eróticos de Drummond e o corpo fica excitado.

Imagine um aparelho de som.

Imagine que o toca-discos e os acessórios, o hardware, tenham a capacidade de ouvir a música que ele toca e se comover.

Imagine mais, que a beleza é tão grande que o hardware não a comporta e se arrebenta de emoção!


Pois foi isso que aconteceu com aquelas pessoas que citei no princípio: A música que saia de seu software era tão bonita que seu hardware não suportou...


Dados esses pressupostos teóricos, estamos agora em condições de oferecer uma receita que garantirá, àqueles que a seguirem à risca, "saúde mental" até o fim dos seus dias.


Opte por um software modesto.

Evite as coisas belas e comoventes. A beleza é perigosa para o hardware.

Cuidado com a música... Brahms, Mahler, Wagner, Bach são especialmente contra-indicados. Quanto às leituras, evite aquelas que fazem pensar.

Tranquilize-se há uma vasta literatura especializada em impedir o pensamento.

Se há livros do doutor Lair Ribeiro, por que se arriscar a ler Saramago?

Os jornais têm o mesmo efeito. Devem ser lidos diariamente. Como eles publicam diariamente sempre a mesma coisa com nomes e caras diferentes, fica garantido que o nosso software pensará sempre coisas iguais.

E, aos domingos, não se esqueça do Silvio Santos e do Gugu Liberato.


Seguindo essa receita você terá uma vida tranqüila, embora banal.

Mas como você cultivou a insensibilidade, você não perceberá o quão banal ela é.

E, em vez de ter o fim que tiveram as pessoas que mencionei, você se aposentará para, então, realizar os seus sonhos.


Infelizmente, entretanto, quando chegar tal momento, você já terá se esquecido de como eles eram..."


Se quer seguir a receita, lembre-se de evitar leituras que o farão pensar.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Paradoxo do nosso tempo!


"Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios.

Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais, perdemos tempo demais em relações virtuais, e raramente estamos com Deus.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma.
Dominamos o átomo, mas não nosso preconceito... escrevemos mais... mas aprendemos menos... Planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta;


do homem grande, de caráter pequeno;


lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.


Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.


Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.

Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.

Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.

Por isso, valorize sua familia, seus amores, seus amigos, a pessoa que lhe ama, e, aquelas que estão sempre ao seu lado."


Por George Carlin


A minha vontade é que todos um dia, pelo menos um dia, tenham a oportunidade e, principalmente a disposição de refletir sobre este tipo de texto. Quem sabe assim, conseguiremos melhorar o mundo, começando de nós mesmos.


Lu Aguiar

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quem além de você? - Leoni


Foi só um sorriso e foi por amor

Nenhuma ironia, não foi por mal

Foi quase uma senha pra te tocar

Nem foi um sorriso, foi um sinal

Por trás das palavras, da raiva de tudo

Sorri pra tentar chegar em você

Foi como fugir pra nos proteger

Enquanto eu sorrir ainda posso esquecer

Porque

Quem vai te abraçar?

Me fala quem vai te socorrer

Quando chover e acabar a luz

Pra quem você vai correr?

E quem vai me levar

Entre as estrelas, quem vai fazer

Toda manhã me cobrir de luz?

Quem, além de você?

Quem, além de você?

Ninguém tem razão, tenta me entender

E a gente é maior que qualquer razão

Foi só um sorriso e foi por amor

Te juro do fundo do coração

Foi como tentar parar esse trem

Com flores no trilho e acenar pra você

Parece absurdo, eu sei, mas tentei

Enquanto eu sorrir ainda posso esquecer

Porque

Quem vai te abraçar?

Me fala quem vai te socorrer

Quando chover e acabar a luz

Pra quem você vai correr?

E quem vai me levar

Entre as estrelas, quem vai fazer

Toda manhã me cobrir de luz?

Quem, além de você?

Quem, além de você?

Deixa isso passar, e quando passar

Vou estar aqui te esperando

Pra te receber

E sorrir feliz dessa vez

Que esse amor é tanto

E quem vai te abraçar?

Me fala quem vai te socorrer

Quando chover e acabar a luz

Pra quem você vai correr?

E quem vai me levar

Entre as estrelas, quem vai fazer

Toda manhã me cobrir de luz?


Quem, além de você?

Quem, além de você?

Quem, além de você?
Hummmmm ....

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas...
Que já têm a forma do nosso corpo...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares...
É o tempo da travessia...E se não ousarmos fazê-la... Teremos ficado... para sempre...
À margem de nós mesmos...”

(Fernando Pessoa)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eu aprendi.

Por William Shakespeare

Eu aprendi
que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;

Eu aprendi
que ter uma criança adormecida nos braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

Eu aprendi
que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi
que nunca se deve negar um presente a uma criança;

Eu aprendi
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu aprendi
que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

Eu aprendi
que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar, e um coração para nos entender;

Eu aprendi
que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;

Eu aprendi
que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu aprendi
que dinheiro não compra "classe";

Eu aprendi
que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

Eu aprendi
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;

Eu aprendi
que Deus não fez tudo num só dia, o que me faz pensar que eu possa?

Eu aprendi
que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi
que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi
que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi
que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

Eu aprendi
que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu aprendi
que ninguem é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi
que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi
que quando o ancoradouro se torna amargo, a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi
que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;

Eu aprendi
que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

Eu aprendi
que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi
que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi
que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;

Eu aprendi
Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.



Dose dupla de Shakespeare...Dois textos tudo de bom...Que a nossa estadia aqui seja sempre um aprendizado.

Um dia você aprende...


Por William Shakespeare


Depois de algum tempo você aprende a diferença,

A sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se,

E que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos,

E presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida

E olhos adiante, com a graça de um adulto,

E não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,

Porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,

E o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo, você aprende que

O sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe,

Algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,

Ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para se construir confiança

E apenas segundos para destruí-la,

E que você pode fazer coisas em um instante,

Das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades

Continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida,

Mas quem você tem na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos,

Se compreendemos que os amigos mudam.


Percebe que seu melhor amigo e você

Podem fazer qualquer coisa, ou nada,

E terem bons momentos juntos.


Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida,

São tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos

Deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas,

Pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós,

Mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,

Mas com o melhor que pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,

E que o tempo é curto.


Aprende que não importa onde já chegou,

mas onde está indo,

Mas se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.


Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,

E que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,

Pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,

Sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute, quando você cai,

é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver

Com os tipos de experiência que se teve,

E o que você aprendeu com elas,

Do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,

Poucas coisas são tão humilhantes

E seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva, tem o direito de estar com raiva,

Mas isso não te dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame,

Não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode,

Pois existem pessoas que nos amam,

Mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,

Algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga,

Você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,

O mundo não pára para que você o conserte.


Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.


Portanto, plante seu jardim e decore sua alma,

Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar...

Que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe,

Depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!


Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem

Perder o bem que poderíamos conquistar,


Se não fosse o medo de tentar.