sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Este alerta foi colocado na porta de um espaço terapêutico...


O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Preste atenção! O plantio é livre, a colheita, obrigatória ...
Preste atenção no que você esta plantando, pois será a mesma coisa que irá colher!!

p.s: Normalmente acontece após 3 dias após do "acontecido", descubra o que te prejudicou coloque para fora, em conversa com amigos ou com um profissional, que vc se cura!!!

Eu já tive vários destes sintomas durante minha vida para comprovar que, infelizmente, o que está escrito aí em cima, é verdadeiro.
Assim sendo, desejo que você se cuide, porque sua saúde e sua vida dependem de suas escolhas!!!

Escolha ser feliz!!!!
Autor desconhecido

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Amanhã fica pra amanhã!


Amigos meteorologistas, segunda-feira poderemos vivenciar um dramático temporal ou um sol rachando, mas sinto muito, me desliguei de previsões, não estou interessada no que o céu despencará sobre mim amanhã quando eu acordar.


Recém é hoje. A cotação que o dólar terá quando o mercado reabrir continuará não fazendo a menor diferença pra mim, já que não trabalho com exportação nem importação.


Nada me importa além desse minuto.


Já tomei banho e tudo o que minha pele e meus cabelos assimilarem durante minha passagem por esse dia ficará como marca registrada das ruas por onde andei e das intempéries que enfrentei, só no próximo banho é que eliminarei as partículas deste domingo.


Se você quiser me dizer alguma coisa, diga já, amanhã posso estar surda, com febre, ausente, desconectada, com TPM, de férias, e você terá desperdiçado a oportunidade de ser ouvido nesse instante.


As pesquisas de opinião são muito afoitas, ligeiras, ansiosas, que me interessa a eleição do ano que vem se nem o amanhã me é seguro, hoje eu tenho os representantes que tenho, até que eu me corrija no próximo voto.


Esse bombom em minhas mãos, quantas calorias terá, que estrago fará em minha região abdominal, que consequências deixará visíveis na beira da praia? Nhac. Veremos.


Não tenho caderneta de poupança nem me preocupo com fundos de investimento, e gastei três dígitos num vestido que me ofereceu cor, leveza e jovialidade para daqui a algumas horas, e daqui a algumas horas eu ainda terei a aparência que tenho, não garanto depois.


Comecei a ler um livro que tem frequentado a lista dos dez mais e nas primeiras dez páginas peguei no sono. Deixei o livro de lado: perder tempo é um insulto à vida. No mesmo instante comecei outra leitura e essa, sim, me devora.


No almoço de amanhã teremos à mesa o que eu me sentir impulsionada a comprar no supermercado amanhã, hoje eu me contento com o que há na geladeira e que alimenta o meu agora.


Olimpíadas de 2016, que viagem no tempo, mal sei se atravessarei os obstáculos anotados em minha agenda neste 3 de janeiro de 2010 e se quebrarei algum recorde de alegria ou tristeza antes que o telefone toque.


Hoje ainda estou dentro da lei, ainda tenho todos os amigos por perto, ainda me reconheço no espelho, ainda não enjoei da música que estou ouvindo, ainda estou em paz, ainda acredito que o dia terminará bem.


"Amanhã fica pra amanhã" é um aforismo que li no livro de Pedro Maciel chamado Como Deixei de Ser Deus. Admitir que não temos controle sobre o futuro é um bom começo. Deus é uma projeção, e hoje, aqui em casa, as projeções estão em falta, amém.


Martha Medeiros


Gosto bastante dos textos da Martha, me identifico muito com as palavras dela. Este texto hoje me remete a algumas coisas que tenho vivenciado. Nos preocupamos demais com o amanhã... Perdemos muito tempo tentando prever o futuro, ter o controle das coisas e adivinhar o que passa na cabeça e no coração das outras pessoas... Nossos pensamentos não nos deixam em paz um momento sequer... O problema é que eles nos dominam e determinam a nossa forma de agir e reagir no mundo...

Quando olho pra trás me vejo assim... Fazendo um esforço tremendo e gastando horas do meu dia tentando prever e controlar tudo. Confesso que isso era horrível. Mas confesso também que não consegui me livrar totalmente deste vício. Tenho aprendido a só dar boas-vindas aos "bons pensamentos"... Claro que o "bom" é relativo, mas eu descubro aos poucos os meus, e decido para quais vou atender a campainha e abrir a porta. Sempre quis carregar o mundo nas costas, e o que eu ganhava, ou melhor, o que eu perdia, era toda a minha energia.


Costumo falar que tenho aprendido a ligar o meu "botãozinho" da positividade (e nada tem a ver com a lei da atração, ok?) todos os dias de manhã, e quase nunca tenho deixado que alguém desligue. Os problemas o tamanho e a prioridade que damos à ele. A mesma coisa é a nossa felicidade.


A energia vai embora quando passamos a nos esquecer de quem somos, da nossa essência, do que nos faz feliz, do que faz nosso coração disparar... Quando lembramos de tudo e de todos, menos de nós mesmos.


Nesta semana ouvi a frase: "Se você faz certo hoje, não tem como dar errado amanhã". Mais uma vez o certo é relativo... Prefiro assim: "Se vc faz o que te faz feliz hoje, não tem como se arrepender amanhã."


Luciana Aguiar


"Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”


Autor desconhecido

Ser chique é...


Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.

A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.


Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa recheado.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.


Chique mesmo é quem fala baixo.


Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.


Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.


Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.


Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.


É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.


Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.


Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é essa vida aqui .


Investir em conhecimento pode nos tornar sábios...


Mas Amor e Fé nos tornam humanos!


Clarice Lispector (Editado)

Panta Rei - Tudo muda.


Compartilhando a arte e o ensinamento ao desapego.
É um trabalho impressionante dos monges budistas que fazem as mandalas de sal colorido.
Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, elas são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que elas exijam o maior esforço.
Assim é que nós devemos encarar o dia-a-dia. E sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for.
Perca o referencial de vez em quando.
Saia de sua zona de conforto.
Dê oportunidade ao imprevisível.
Nada é mais certo do que a incerteza.

As coisas têm o valor que nós damos a elas...

"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa TUDO MUDA (tudo flui, nada persiste) - e ele usava como metáfora filosófica a ideia de pisar num Rio, que um milésimo de segundo depois de pisado, já não era mais feito da mesma água.
A Saúde - A nossa maior dádiva!
A Oração - A solução para os dias atuais com a Terra em transição!
A Paz - Busque-a na sua Energia Vital, no interior do seu ser!
O Amor - O elo, a razão e o entendimento para tudo!
O Perdão - A ascensão espiritual!
O Trabalho - É o nosso estímulo!
A Humildade - É a sabedoria!
O Orgulho - é a maior DOENÇA da ALMA!
Autor desconhecido

sábado, 16 de outubro de 2010

Amor


Você está sozinho… Em frente a TV, devora dois pacotes de doritos enquanto espera o telefone tocar.

Bem que podia ser hoje, bem que podia ser agora, um amor novinho em folha…Triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmm

É a sua mãe, quem mais poderia ser?

Amor nenhum faz chamadas por telepatia.

Amor não atende com hora marcada.

Ele pode chegar antes do esperado e encontrar você numa fase “galinha”, sem disposição para relacionamentos sérios.

Ele passa batido e você nem aí.

Ou pode chegar tarde demais e encontrar você desiludido, desconfiado, cheio de olheiras….

E o amor dá meia – volta, volver….

Por que o amor nunca chega na hora certa?

Agora, por exemplo…Que você está de banho tomado, com camisa e jeans?

Agora que você está empregado, lavou o carro e está com grana?

Agora que você pintou o apartamento, ganhou um porta-retrato e começou a gostar de jazz?Agora que você está com o coração as moscas e morrendo de frio.

O amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina.

Você passa uma festa inteira hipnotizando alguém que nem te enxerga, e mal repara em outro alguém que só tem olhos para você.

Ou então fica arrasado porque não foi à praia no final de semana.

Toda sua turma está lá, azarando-se uns aos outros.

Sentindo-se um ET perdido na cidade grande, você busca refúgio numa locadora de vídeo, sem prever que ali mesmo, na locadora, irá encontrar a pessoa que dará sentido a sua vida.

O amor é que nem tesourinha de unhas, nunca está onde a gente pensa.

O jeito é redirecionar o radar, para norte, sul, leste e oeste.

Seu amor pode estar num corredor de supermercado, pode estar impaciente na fila de um banco, pode estar pechinchando numa livraria, pode estar cantarolando sozinho dentro de um carro. Pode estar aqui mesmo, no computador, dando o maior mole.

O amor está em todos os lugares, você que não procura direito!

A primeira lição está dada:“O amor é onipresente!”

Agora, a segunda:“… mas é imprevisível!”

Jamais espere ouvir “Eu te amo” num jantar à luz de velas no dia dos namorados.

Ou receber flores logo após a primeira transa.

O amor, odeia clichês.

Você vai ouvir “eu te amo” numa terça-feira, às quatro da tarde… depois de uma discussão, por você ter gostado do filme e ele não…e as flores vão chegar no dia que você tirar carteira de motorista, depois de aprovada no teste de baliza…

Idealizar é sofrer!Amar é surpreender!

Amem sempre, pois (não é mera pieguice) tudo passa, no fim, só o amor, permanece!


Martha Medeiros

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eterno


Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!


Fácil é ouvir a música que toca.

Difícil é ouvir a sua consciência.

Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.


Fácil é ditar regras.

Difícil é segui-las.

Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.


Fácil é perguntar o que deseja saber...

Difícil é estar preparado para escutar esta resposta.

Ou querer entender a resposta.


Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.

Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.


Fácil é dar um beijo.

Difícil é entregar a alma.


Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.

Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na lista telefônica.

Difícil é ocupar o coração de alguém e saber se é realmente amado.


Fácil é sonhar todas as noites.

Difícil é lutar por um sonho.


Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.

Difícil é mentir para o nosso coração.


Fácil é ver o que queremos enxergar.

Difícil é saber que nos iludimos e admitir que nos deixamos levar.


Fácil é dizer "oi" ou "como vai?”

Difícil é dizer "adeus".

Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...


Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.

Difícil é sentir a energia que é transmitida.

Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.


Fácil é querer ser amado.

Difícil é amar. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois.

E aprender a dar valor somente a quem te ama.


Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá...


Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.

Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.


Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.

Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso.

E com confiança no que diz.


Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.

Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Ou ter coragem pra fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.

Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende.

E é assim que perdemos pessoas especiais.


Carlos Drummond de Andrade

domingo, 19 de setembro de 2010

Viver como as flores


Mestre, como faço para não me aborrecer?

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes!

Algumas são indiferentes...

Sinto ódio das que são mentirosas...

Sofro com as que caluniam!

Pois viva como as flores - advertiu o mestre.

Como é viver como as flores? - Perguntou o discípulo.

Repare nestas flores - continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas.

Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útilo e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos são deles e não seus.
Se não são seus, não há razões para aborrecimento.

Exercite a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora.

Isso é viver como as FLORES!!!


Mas, para viver como as flores, é preciso, ainda, observar outras características que elas nos oferecem como exemplo.

Importante notar que nem todas as flores têm facilidades, mas todas têm algo em comum: florescem onde foram plantadas.

Seja em terreno hostil, em meio a pedregulhos ou em jardins tecnicamente bem cuidados, as flores surgem para perfumar e embelezar a vida.

Existem as flores heroínas, que precisam lutar com valentia por um lugar ao sol. São aquelas que surgem em minúsculas frinchas, abertas em calçadas ou muros de concreto.

Precisam encontrar, com firmeza e determinação, um espaço para brotar, crescer e florescer.

Há flores, cujas sementes ficam sob o solo escaldante do deserto por muitos anos, esperando que um dia as gotas da chuva tornem possível emergir...

E, então, surgem, por poucos dias, só para espalhar seu perfume e lançar ao solo novas sementes, que germinarão e florescerão ao seu tempo.

Em campos cobertos de neve, há flores esperando que o sol da primavera derreta o gelo para despertar de sua letargia e colorir a paisagem, em exuberância de cores e perfumes.

Ah! Como as flores sabem executar com maestria a missão que o Criador lhes confia!

Existem, ainda, flores resignadas, que se imolam na tentativa de tornar menos tristes as cerimônias fúnebres dos seres humanos... enfeitando coroas sem vida.

Viver como as flores, portanto, é muito mais do que saber retirar vida, beleza e perfume, do estrume...

É mais do que florescer em desertos áridos e em terrenos inóspitos...

É mais do que buscar um lugar ao sol, estando numa cova escura sob o concreto espesso...

É mais do que suportar a poda e responder com mais vida e mais exuberância...

Viver como as flores é entender e executar a missão que cabe a você, a mais bela e valorosa criatura de Deus, para quem todas as flores foram criadas...

(M.Espírita)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O tempo...


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal...

Quando se vê, já terminou o ano...

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado...

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...

E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.

Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


Mário Quintana

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"Consciência é a resposta!"

Recebi este vídeo de um amigo muito especial, e confesso que é mais um dos meus vídeos favoritos. É um dos vídeos que espero ter a oportunidade de assistir sempre.
Recomendo à todas as pessoas que se interessam o mínimo que seja em entender o ser humano e suas relações. É sempre bom ter a oportunidade de ouvir um sábio.
É um aprendizado constante e complexo, mas sem dúvida, maravilhoso!!!
Um abraço...
Luciana Aguiar

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Minha oração pra você!


Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,teu é o hoje, o amanhã, o passado e o futuro.

Neste momento, quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebide Ti.

Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo o que foi possível e pelo o que não foi.

Ofereço-te tudo o que fiz, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir.

Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amores.
Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, as com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.

Mas também, Senhor, hoje quero te pedir perdão.

Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado.

Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo.

Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te, por todos meus ouvidos, descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.

E diante de novos momentos, eu te apresento estes dias, que somente Tu sabes como chegarei a vivê-los.

Hoje, te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.

Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parteum coração cheio de compreensão e paz.

Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras mentirosas, egoistas ou que magoem.

Abre sim, meu ser a tudo o que é bom.

Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos para que as derrame por onde passar.

Senhor, a meus amigos que lêem esta mensagem, enche-os de Sabedoria,Paz e Amor.

E que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.

Enche-me, também, de bondade e alegria para que todas as pessoasque eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.


Ensina-nos a repartir felicidade.

Rate This

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Reflexão




Sabe, acho que a idade vai chegando, e com a maturidade já temos como prioridade outras coisas... A vida profissional, a monografia de final de curso, as contas a pagar e... O amor da sua vida! Ficamos sempre nos perguntando "quando será que vai chegar?" E a cada nova paquera, vez ou outra nos pegamos na dúvida "será que é ele(a)?". Como diz o meu pai: "Nessa idade tudo é definitivo" (pelo menos a gente acha que é!) Cada namorado(a) sempre é o homem (mulher) da sua vida. Fazem planos, escolhem o nome dos filhos, o lugar da lua-de-mel e, de repente...PLAFT! Como num passe de mágica ele desaparece, te fazendo criar ainda mais expectativas a respeito "do próximo". Você percebe que cair na guerra quando se termina um namoro é muito natural, mas que já não dura mais de três meses. Sim, não negue, você está sempre "à procura". Claro, porque nessas alturas, só há duas hipóteses (e todo mundo já passou pelas duas!): Ou você está sofrendo como uma condenada por alguém que já te baniu (e o pior é quando vem com aquele papo de "carinho enorme", "maior consideração", "seremos amigos", que dá vontade de se jogar do 22º andar), ou é você quem está tentando se livrar daquela coisa apaixonada que não para de ligar pro seu celular. Em todo caso, a fila está andando e você precisa olhar ao seu redor. Também não precisa ser tão "ao redor" assim. Ao invés da sua quadra, da faculdade, da galera da Igreja, dos amigos do seu primo ou do primo da sua amiga, também é preciso aumentar seu círculo de amizades e ver quantas pessoas legais você ainda tem a conhecer. É impressionante: As baladas, os shows, as viagens já não são mais "points" de guerra, você já não olha pra todos os gatinhos da festa e já não tem mais vontade de beijar todos. Agora, você queria mesmo é que viesse o cara formado, trabalhador, bem resolvido, inteligentíssimo, com aquele papo que te deixa sentada no bar o resto da noite. No fundo, você daria tudo pra estar de novo com aquela pessoa que conhece sua mãe, que cuida de você quando está doente, que segura o seu cabelo pra não sujar de vômito, que não reclama em trocar aquele churrasco da galera pelo aniversário da sua avó, que joga "imagem e ação" com você e se diverte como uma criança, que te oferece uma música romântica que você vai lembrar pro resto da vida, que sorri de felicidade quando te olha, mesmo quando os dois estão de shorts, camiseta e chinelo e o seu cabelo tá com aquele nó horroroso que ele faz de conta que nem nota... e, por último, que te diz que você está linda naquele vestido de gala da formatura, tanto quanto naquele pijama de algodão, quando acabou de acordar, com aquela cara inchada e o cabelo "puf".Tá bom, tá bom... não precisa ser "aquele", mas bem que você podia encontrar outro rapidinho.A "guerra" já não é mais liberdade, diversão, pra você ficar com todos sem compromisso, sair sem dar satisfação, curtir as amigas, tirar um tempo pra você... e aquele monte de desculpas esfarrapadas que a gente vive inventando. Na verdade, não passa de uma procura incessante e uma seleção semanal. Sim senhora, não negue que cada novo "fica" já se torna uma possibilidade de namoro (pra você, é claro!), e é aí que mora o problema... Enquanto você dorme pensando nele, gruda no telefone no dia seguinte e passa horas decidindo se deve ligar ou não... Eles não estão com a mesma preocupação... São meses sem dar sorte... Um acabou um relacionamento longo e ainda está com a famosa "síndrome da ex- namorada" (vai ficar pelo menos um ano sem saber o significado da palavra "namoro"), e o outro fica de ligar e não liga, ou resolve aparecer quando "dá na telha", todos os amigos estão namorando, viajando, sei lá... e a última saída é procurar um nome na agenda do telefone. Tudo bem, enquanto tiver maquiagem e perfume, vamos à luta... E haja dinheiro pra manter presença em todos os eventos da cidade... Churrasco, festinhas em Búzios, boates desde quinta- feira (que aliás é o melhor dia!), Melt aos domingos... sem contar com a sua diversidade, que vai do forró ao pagode, sem contar com os shows de música baiana, passando até (às vezes!) pelo techno das raves. Mas agora é diferente! O tempo passa e o melhor mesmo é se divertir com as amigas, rir até doer a barriga, fazer aqueles passinhos bregas de antigamente e curtir o som... Olhar pro teto, cantar bem alto aquela música que você adora e, no final da festa, tirar as sandálias, sem se importar com quem está olhando. Um belo dia, você deita a cabeça no travesseiro, pensa por umas duas horas, chora, reza, ri sozinha e chega à conclusão...


Pra ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela! Ninguém é auto-suficiente, mas já é o bastante. Jogue as velhas lembranças no lixo e se convença de uma vez que se aquele cara que você ama (ou acha que ama) não quer nada com você é porque ele não é mesmo o homem da sua vida. Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.


"Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim e elas virão até você". No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"
Autor desconhecido

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A morte devagar


Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.
Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.


Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia.


Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.


Martha Medeiros

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pergunte-se sobre os seus desejos

Não perca a oportunidade de se conhecer.
Pergunte-se sobre os seus desejos, medite sobre as suas palavras, analise seus passos, veja onde andou, não tenha medo de se perguntar. A alma é o refúgio dos seus hábitos.
Não aceite nada menos do que ser feliz, mesmo que isso signifique abrir mão de algumas coisas que outros possam achar espetacular. O que importa é a sua satisfação, ainda que caminhe sobre pedras, que pague promessa com os joelhos ensangüentados, se isso te move, se te toca, tudo vale a pena.
Devemos ter em mente que temos agarradas em nossas células, as experiências que se foram, e acabaram moldando nossa personalidade, nos fazendo rir de nós mesmos e de nossas certezas de antes, hoje já não tão certas assim.
Conforme vamos amadurecendo, percebemos claramente o quanto mudamos, as fotos não negam e nossas reações diante de fatos similares já não são mais as mesmas. Com o tempo aprendemos muitas coisas.
Eu, por exemplo, aprecio hoje o silêncio e a calmaria, quando antes isso não tinha tanta importância. Gosto de terra, de mato, flores, cidades antigas e velhas histórias.
Aprendi com os anos a "beber o silêncio" e beneficiar-me dele em minhas meditações, a entrar dentro de mim mesmo e ver, o que as barreiras do som me impedem em outras ocasiões. As vezes até me pego rindo das coisas que já aconteceram. Nesses momentos, a paz me oferece suas mãos.
Não sei que medida de vida Deus ainda me dará, se ainda dez, vinte, trinta anos ou mais. Mas eu sei que o melhor ensinamento que eu tiro no dia de hoje, é que os anos podem trazer marcas, rugas e cicatrizes, mas não envelhecerão minha alma.
E não adianta ficarmos buscando verdades, porque a verdade nem sempre é a resposta que buscamos, sendo por vezes, amarga e dolorosa que fere tanto quanto a mentira, por isso, busque apenas o conhecimento.


Saber do que você precisa já pode te livrar de muita coisa ruim.


E cuide dos seus atos, são eles que formam o que você está vivendo, e atraem semelhantes coisas para a sua eternidade.


Autor desconhecido

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Um dia de cada vez...


Viver um dia de cada vez

Sentir saudade e não ter medo de chorar

Um dia eu cheguei a pensar

Que sem alguém eu viveria mais feliz...

Não sei se a hora é certa pra dizer

As tantas coisas que eu não posso mais guardar

Das outras vezes que eu tentei

Você nem me deixou falar, você nem quis me escutar...

Já faz um tempo que deixou de ser legal

A nossa história pode estar chegando ao fim

Não tenho mais razão pra continuar

Levar adiante pra depois se arrepender

Não sei se a hora é certa pra dizer

As tantas coisas que eu não posso mais guardar

Das outras vezes que eu tentei

Você nem me deixou falar, você nem quis me escutar...

Não quero me lembrar de você como alguém que me fez mal

Teremos coisas boas pra contar

Mas hoje não vai dar pra ser...

Não sei se a hora é certa pra dizer

As tantas coisas que eu não posso mais guardar

Das outras vezes que eu tentei

Você nem me deixou falar, você nem quis me escutar...


Você nem me deixou falar...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher...

Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher,
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,amadas, admiradas todos os dias...
Para você,
Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma questão de escolha...

O coração anda no compasso que pode. A
mores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono.
A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos.
O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las.
Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples...
Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você.
É sensato pensar assim.
Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio.
Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar.
Que cada um cuide do que vê.
Que cada um cuide do que diz.
A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que escolhemos dizer.
É simples...
Padre Fábio de Melo

O que da vida não se descreve...

Eu me recordo daquele dia.
O professor de redação me desafiou a descrever o sabor da laranja. Era dia de prova e o desafio valeria como avaliação final. Eu fiquei paralisado por um bom tempo, sem que nada fosse registrado no papel.
Tudo o que eu sabia sobre o gosto da laranja não podia ser traduzido para o universo das palavras. Era um sabor sem saber, como se o aprimorado do gosto não pertencesse ao tortuoso discurso da epistemologia e suas definições tão exatas.
Diante da página em branco eu visitava minhas lembranças felizes, quando na mais tenra infância eu via meu pai chegar em sua bicicleta Monark, trazendo na garupa um imenso saco de laranjas. A cena era tão concreta dentro de mim, que eu podia sentir a felicidade em seu odor cítrico e nuanças alaranjadas.
A vida feliz, parte miúda de um tempo imenso; alegrias alojadas em gomos caudalosos, abraçados como se fossem grandes amigos, filhos gerados em movimento único de nascer. Tudo era meu; tudo já era sabido, porque já sentido.
Mas como transpor esta distância entre o que sei, porque senti, para o que ainda não sei dizer do que já senti?
Como falar do sabor da laranja, mas sem com ele ser injusto, tornando-o menor, esmagando-o, reduzindo-o ao bagaço de minha parca literatura? Não hesitei. Na imensa folha em branco registrei uma única frase.
"Sobre o sabor eu não sei dizer. Eu só sei sentir!"
Eu nunca mais pude esquecer aquele dia. A experiência foi reveladora. Eu gosto de laranja, mas até hoje ainda me sinto inapto para descrever o seu gosto.
O que dele experimento pertence à ordem das coisas inatingíveis. Metafísica dos sabores? Pode ser...O interessante é que a laranja se desdobra em inúmeras realidades.
Vez em quando, eu me pego diante da vida sofrendo a mesma angústia daquele dia. O que posso falar sobre o que sinto? Qual é a palavra que pode alcançar, de maneira eficaz, a natureza metafísica dos meus afetos? O que posso responder ao terapeuta, no momento em que me pede para descrever o que estou sentindo? Há palavras que possam alcançar as raízes de nossas angústias? Não sei. Prefiro permanecer no silêncio da contemplação.
É sacral o que sinto, assim como também está revestido de sacralidade o sabor que experimento. Sabores e saberes são rimas preciosas, mas não são realidades que sobrevivem à superfície. Querer a profundidade das coisas é um jeito sábio de resolver os conflitos.
Muitos sofrimentos nascem e são alimentados a partir de perguntas idiotas.
Quero aprender a perguntar menos.
Eu espero ansioso por este dia. Quero descobrir a graça de sorrir diante de tudo o que ainda não sei.
Quero que a matriz de minhas alegrias seja o que da vida não se descreve.
Padre Fábio de Melo

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Coração intacto...


Um jovem estava proclamando ter o coração mais belo da região.

Uma multidão admirava seu coração sem marcas, nem defeitos.

Um velho apareceu diante da multidão e disse:

- Por que o coração do jovem não é tão bonito quanto o meu, que bate com vigor, apesar de ter muitas cicatrizes?

Havia locais em que pedaços tinham sido removidos e outros tinham sido colocados, mas estes não encaixavam direito, causando muitas irregularidades. Em alguns pontos faltavam partes.

O jovem olhou para o coração do velho e disse:

- O senhor deve estar brincando, compare nossos corações. O meu está perfeito, intacto e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos!

Então o velho respondeu:

- Sim, olhando assim, o seu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo seu. Veja que cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor. Tirei um pedaço do meu coração e dei para cada uma delas. Muitas me deram, também, um pedaço do próprio coração para que eu colocasse no meu, mas, como os pedaços não eram exatamente iguais, há irregularidades. Mas eu as estimo, porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos. Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem não me retribuiu, por isso, há buracos. E aí, caro jovem? Agora você entende o queé a verdadeira beleza de um coração?

O jovem ficou calado, lágrimas escorriam pelo seu rosto, aproximou-se, tirou um pedaço de seu perfeito coração e o ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto com carinho.

O jovem olhou para o seu coração, não mais perfeito como antes, porém mais belo que nunca, e concluiu:

- É, deve ser muito triste passar a vida com o coração intacto!
Desejo a todos que o coração de vocês acumule a cada dia o maior número de irregularidades possíveis, construindo laços cada vez mais fortes, doando e recebendo pedacinhos de coração por ai... Mergulhando de cabeça na vida e sabendo admirar os pequenos e importantes detalhes do cotidiano...


Autor desconhecido
Ainda bem que meu coração há muito tempo não está mais intacto...rsrsrs

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Para refletir...

Alguém terá dito que trazes alguma doença oculta, impedindo-te sorrir, mas não acredites que essa ou aquela indisposição orgânica te possa furtar a serenidade.
Possivelmente alguma ocorrência desagradável te agitou as forças mais íntimas e estás a ponto de cair na vasta cadeia de reações negativas.
Certa pessoa contrariou-te, talvez, os projetos e desígnios.
Algum prejuízo alcançou-te, de inesperado.
Recorda: momentos de crises te examinam a capacidade de resistência.
Determinados contratempos são bênçãos antecipadas, cuja significação virás a compreender.
Existem perdas que te induzem à mudança de orientação para grandes lucros.
Algumas vezes, certas relações desaparecem para que outras se te destaquem no caminho,valorizando-te a existência.
Haja o que houver, não tranques a face e deixa que o teu sorriso te ajude, ajudando aos outros.
Azedume e irritação, na essência, são duas sombras que te afastam do que há de melhor.
Emmanuel(Página extraida do livro CALMA, pscicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Borboletem-se...



"As borboletas são flores que se desprenderam da terra... E que as flores são borboletas que a terra apreendeu..."
Seja como for, se as flores marcam a primavera, as borboletas são seu símbolo maior.São quatro fases da mesma vida: ovo, lagarta, crisálida e borboleta.
Enquanto ovo, é princípio vivo, puro. Representa a potencialidade do ser, guardada dentro de um invólucro de heranças parentais.- É fundamental para desenvolver a solidez das bases estruturais do indivíduo. Mas num determinado momento, torna-se necessário romper com essa capa de proteção, para caminhar sobre as próprias pernas.
A lagarta tem o aprendizado da terra, do rastejar, das coisas que se processam lentamente. -Simboliza os cuidados com o mundo físico, com os aspectos materiais que compõem a existência cotidiana. Pode ser o lado pesado da vida.
A crisálida é o encapsular para gestar. - É como se retornasse ao estágio do ovo, mas só que por escolha pessoal. É criar um casulo para si mesmo, como forma de conectar-se com seus sentimentos, sua interioridade e seus próprios desejos.
E, finalmente, as asas libertam a borboleta! - Mas, para se chegar à borboleta, é preciso superar o conforto e a comodidade do “já conhecido”... É preciso deixar morrer o velho e partir ao encontro das possibilidades em aberto, sem certezas, sem garantias.
A borboleta é a lição viva de que tudo é passageiro.Assim também somos nós...Uns vivem para sempre no ovo...Outros jamais passam de lagarta...E tem gente que vive gestando um sonho, um ideal, mas sem nada realizar...Ainda existem aqueles que, com esforço, se libertam, ganham asas e voam leves! Pousam aqui e ali, no colorido das flores, e só de existir fazem a vida mais bela!Identifique em que fase você está e observe como fazer para processar a sua metamorfose.Viver é cumprir fase por fase. Desapegar-se do antigo e entregar-se ao novo até ser capaz de voar.Desperte e tente uma nova forma! Deixe acontecer em você esse misterioso processo de se abrir para florescer!
Deixe aparecer suas asas, suas melhores cores, seu vôo!


Ana Esther Nogueira