segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Há Momentos


Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana.

E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam.

Para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.

Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.

A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.



Clarice Lispector

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Casa arrumada...




Casa arrumada é assim:


Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.


Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.


Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...


Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...


Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.


Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.


Sofá sem mancha?


Tapete sem fio puxado?


Mesa sem marca de copo?


Tá na cara que é casa sem festa.


E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.


Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.


Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...


Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.


A que está sempre pronta pros amigos, filhos... Netos, pros vizinhos...


E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.


Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.



Arrume a sua casa todos os dias...


Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar.




Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Almas perfumadas...


Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.

De sol quando acorda.

De flor quando ri.


Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.


Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça.


Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.


O tempo é outro.


E a vida fica com a cara que ela tem de verdade,mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.


De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.


Ao lado delas, a gente sabeque os anjos existem e que alguns são invisíveis.


Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo.


Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.


Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.


Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.


Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria.


Recebendo um buquê de carinhos.


Abraçando um filhote de urso panda.


Tocando com os olhos os olhos da paz.


Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença soprando nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa.


Do brinquedo que a gente não largava.


Do acalanto que o silêncio canta.


De passeio no jardim.


Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo.


Corre em outras veias.


Pulsa em outro lugar.


Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos, Deus está conosco, juntinho ao nosso lado.


E a gente ri grande que nem menino arteiro.


Tem gente como você que nem percebe como tem a alma Perfumada!


E que esse perfume é dom de Deus.



Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mude

Mude.


Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.



Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.



Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.



Tome outros ônibus.



Mude por uns tempos o estilo das roupas.



Dê os teus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias.



Tire uma tarde inteira pra passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.



Veja o mundo de outras perspectivas.



Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.



Durma do outro lado da cama...depois, procure dormir em outras camas.



Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros. Viva outros romances.



Não faça do hábito um estilo de vida.



Ame a novidade.



Durma mais tarde.



Durma mais cedo.



Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.



Corrija a postura.



Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.



Tente o novo todo dia,o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novojeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.



Tente.



Busque novos amigos.



Tente novos amores.



Faça novas relações.



Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outrapadaria.



Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.



Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental...tome banho em novos horários.



Use canetas de outras cores!



Vá passear em outros lugares.



Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.



Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escrevas outras poesias.



Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.



Abra conta em outro banco.



Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.



Mude.



Lembre-se que a vida é uma só.



E pense seriamente em arrumar um novo emprego,uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.



Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.



Seja criativo.



E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino.



Experimente coisas novas.



Troque novamente.



Mude, de novo.



Experimente outra vez.



Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas.



Mas não é isso o que importa.



O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.



Só o que está morto não muda!!!






Pedro Bial






Talvez este texto fará pouco sentindo para alguns... Talvez terá pouco significado para outros...Mas o que importa é que em algum momento da vida de alguém ele será inspirador!!!



Já tentou mudar a sua rotina ou seu ritual diário apenas uma vez? Vale a pena... Ver com outros olhos...enxergar por outros ângulos, sentir outros cheiros, ouvir novas pessoas, músicas...Se maravilhar, se indignar...Mas SEMPRE...SEMPRE reinventar!






Lu



Boa leitura...e boa mudança também!!!

Palavras ao vento...




A primeira letra do alfabeto, é também a primeira letra da palavra amor e se acha importantíssima por isso!



Com A se escreve "arrependimento" que é uma inútil vontade depedir ao tempo para voltar atrás e com A se dá o tipo de tchau mais triste que existe: "Adeus"...

Ah, é com A que se faz"abracadabra", palavra que se diz capaz de transformar sapo em príncipe e vice-versa...
Com B se diz "belo" - que é tudo que faz os olhos pensarem ser coração; e se dá a "bênção", um sim que pretende dar sorte.
Com C, "calendário", que é onde moram os dias e o "carnaval"...Esta oportunidade praticamente obrigatória de ser feliz com data marcada.

"Civilizado" é quem já aprendeu a cantar ´parabéns pra você` e sabe o que é "contrato": "você isso, eu aquilo, com assinatura embaixo".
Com D , se chega à "dedução",o caminho entre o "se" e o"então"...

Com D começa "defeito", que é cada pedacinho que falta para se chegar à perfeição e se pede "desculpa", uma palavra que pretende ser beijo.
E tem o E de "efêmero", quando o eterno passa logo; de"escuridão", que é o resto da noite, se alguém recortar as estrelas; e "emoção", um tango que ainda não foi feito.

E tem também "eba!", uma forma de agradecimento muito utilizada por quem ganhou um pirulito, por exemplo...
F é para "fantasia", qualquer tipo de "já pensou se fosse assim?"; "fábula", uma história que poderia ter acontecido de verdade, se a verdade fosse um pouco mais maluca; e "fé", que é toda certeza que dispensa provas.
A sétima letra do alfabeto é G, que fica irritadíssima quando aconfundem com o J. G, de "grade", que serve para prender todo mundo - uns dentro, outros fora; G de "goleiro", alguém em quemse pode botar a culpa do gol; G de "gente": carne, osso, alma e sentimento, tudo isso ao mesmo tempo.
Depois vem o H de "história": quando todas as palavras dodicionário ficam à disposição de quem quiser contar qualquer coisa que tenha acontecido ou sido inventada.
O I de "idade", aquilo que você tem certeza que vai ganhar de aniversário, queira ou não queira.
J de "janela!, por onde entra tudo que é lá fora e de "jasmim", que tem a sorte de ser flor e ainda tem a graça de se chamar assim.
L de "lá", onde a gente fica pensando se está melhor ou pior do que aqui; de "lágrima", sumo que sai pelos olhos quando se espreme o coração, e de "loucura", coisa que quem não tem só pode ser completamente louco.
M de "madrugada", quando vivem os sonhos...
N de "noiva", moça que geralmente usa branco por fora e vermelho por dentro.

O de "óbvio", não precisa explicar...
P de "pecado", algo que os homens inventaram e então inventaram que foi Deus que inventou.
Q, tudo que tem um não sei quê de não sei quê.
E R, de "rebolar", o que se tem que fazer pra chegar lá.
S é de "sagrado", tudo o que combina com uma cantata de Bach; de"segredo", aquilo que você está louco pra contar; de "sexo": quando o beijo é maior que a boca.
T é de "talvez", resposta pior que ´não`, uma vez que ainda deixa, meio bamba, uma esperança... de "tanto", um muito que até ficou tonto... de "testemunha": quem por sorte ou por azar, estava em algum lugar.
U de "ui", um ài" que ainda é arrepio; de "último", que anuncia o começo de outra coisa; e de "único": tudo que, pela facilidade de virar nenhum, pede cuidado.
Vem o V, de "vazio", um termo injusto com a palavra nada; de"volúvel", uma pessoa que ora quer o que quer, ora quer o que querem que ela queira.
E chegamos ao X, uma incógnita... X de "xingamento", que é uma palavra ou frase destinada a acabar com a alegria de alguém; e de "xô", única palavra do dicionário das aves traduzida para o português.
Z é a última letra do alfabeto, que alcançou a glória quando foiusada pelo Zorro... Z de "zaga", algo que serve para o goleiro não se sentir o único culpado; de "zebra", quando você esperava liso e veio listrado; e de "zíper", fecho que precisa de um bom motivo pra ser aberto; e de "zureta", que é como fica a cabeça da gente ao final de um dicionário inteiro.




Pedro Bial

domingo, 1 de maio de 2011

Respostas precisas



Quem é você?

Do que você gosta?

Em que acredita?

O que deseja?
Dia e noite somos questionados e as respostas costumam ser inteligentes, espirituosas e decentes.Tudo para causar a melhor impressão aos nossos inquisidores.

Ora, quem sou eu!

Sou do bem, sou honesto, sou perseverante, sou bem-humorado, sou aberto – não costumamos economizar atributos quando se trata da nossa própria descrição.

Do que gostamos?

De coisas belas.

No que acreditamos?

Em dias melhores.

O que desejamos?

A Paz Universal.
Enquanto isso, o demônio dento de nós, revira o estômago e faz cara de nojo.

É muita santidade para um pobre-diabo, ninguém e tão imaculado assim!


A despeito do nosso inegável talento como divulgadores de nós mesmos e da nossa falta de modéstia ao descrever nosso perfil no Orkut, a verdade é que o que dizemos, não tem tanta importância.

Para saber quem somos, baste que se observe o que fizemos da nossa vida.



Os fatos revelam tudo, as atitudes confirmam.


O que você diz – com todo respeito – é apenas o que você diz!


Quantos amigos você manteve?
Em que consiste sua trajetória amorosa?
Como educou seus filhos?
Quanto houve de alegria no seu cotidiano?
Se ficou devendo dinheiro.
Como lidou com tentativas de corrupção?
Em que circunstâncias mentiu?
Como tratou empregados, balconistas, porteiros, garçons?

Que impressão causou nos outros – não naqueles que o conheceram por cinco dias, mas com quem conviveu por vinte anos, ou mais?
Quantas pessoas magoou na vida?
Quantas vezes pediu perdão?
Quem vai sentir sua falta?
Pra valer! Vamos lá!

Podemos maquiar algumas respostas ou podemos silenciar sobre o que não queremos que venha à tona.
Inútil.

A soma dos nossos dias assinará este inventário. Fará um levantamento honesto.


Cazuza já nos cutucava: "… suas idéias correspondem aos fatos?"


De novo: o que a gente diz, é apenas o que a gente diz.


Lá no finalzinho da vida que construímos é que se revelará o mais eficiente detector de mentiras.


Entre a data do nosso nascimento e a desconhecida data da nossa morte, acreditamos ainda estar no meio do percurso, então seguimos nos anunciando como bons partidos, incrementamos nossas façanhas, abusamos da retórica como se ela fosse uma espécie de photoshop que pudesse sumir com nossos defeitos.

Mas é na reta final que nosso passado nos calará e responderá por nós.



Martha Medeiros

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jeito de ser



Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.



É um dom que vaimuito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.



É uma elegância desobrigada.



É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.



Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe dafofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.



É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.



É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.



É elegante não ficar espaçoso demais.



É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.



É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.



É elegante retribuir carinho e solidariedade.



Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.



Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.



Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.



A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que com amigo não tem que ter estas frescuras. Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.




Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.





Martha Medeiros

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hoje...




Hoje posso dizer que acredito que nada seja em vão... Quem me conhece de verdade, conhece a minha história...Já me viram chorar, já me viram sorrir...Já tive momentos, como todo mundo, em que desejei sumir do mapa...Mas já tive momentos em que agradeci por estar aqui.Conhece a família buscapé? Pois é, tenho uma...Pode acreditar...Como disse antes, já tive momentos, e ainda tenho em que desejo sumir deles, mas tenho aprendido a agradecer todos os dias por ter ela por perto. Cada um, na sua individualidade me fazem me sentir completa, privilegiada. Tenho um pai sistemático, mas o melhor pai do mundo, o mais preocupado, o mais presente, o mais companheiro...Aquele que você tem que se preocupar como se fosse um filho também, pois não seria a mesma coisa sem ele...Uma mãe nervosa, mas que sabe ser mãe...a mais instável, a mais preocupada...Aquela que sempre se preocupou com os almoços de domingo, os quais jamais deixarão de existir, e sem ter alguém pra te acordar as 8h de um domingo para avisar de o bolo está quentinho, com certeza não seria a mesma coisa.Tenho os irmãos mais lindos e diferentes do mundo...Para todos os gostos...Uma branca, uma índia jogadora de futebol, e o branco mais especial do mundo, e que tem a mão mais gostosa também...RsTenho avós maravilhosos! Uma vozinha que é a melhor do mundo...A mais carinhosa, a mais linda!!! Minha paixão maior...Tenho também uma irmã de coração...Que não sai da minha casa, e que os finais de semana sem ela dar pelo menos uma passada aqui não são mais os mesmos!!!Já tive grandes motivos para acreditar que o papai lá de cima estava me marcando...Hoje agradeço por ele ter me marcado tanto...Aprendi muito, cresci muito...Hoje sei a diferença entre ter e ser...Hoje me vejo encantada por esse aprendizado, por esse crescimento, pela minha família, pelos amigos que nem consigo contar.Me apaixono a cada dia pela Psicologia, pelo outro...Mais necessariamente pelo cuidado com o outro.Estou descobrindo essa paixão no olhar da criança...É mágico o atendimento! Talvez este seja o lugar em que eu deva chegar, e mais ainda, o que eu quero chegar.Sou uma mistura de tudo o que essas pessoas me proporcionam todos os dias.Não sei quando e nem onde descobri que queria ser psicóloga, mas sei que tem um dedinho lá de cima, pois não há nada mais que faça o meu olho brilhar tanto!Obrigado paizinho!!! Por tudo... Uma frase: “É quando eu fico mais fraco que eu fico mais forte!!!”Lu

Escrevi este texto há um tempinho, e sempre que volto a ler sinto mais força em tudo aquilo o que eu sentia enquanto o escrevia. Hoje estou a poucos meses de concluir uma das etapas mais importantes da minha vida...E é sim apenas "uma" das várias que estão por vir. Estes dias que tenho me dedicado á isto me mostram o quanto cresci nestes 5 anos de caminhada...De coisas incríveis que conheci, do conhecimento que hoje me faz ver a vida e as pessoas com olhos mais preparados e um coração mais aberto... Como disse no texto lá em cima, sem a minha família que sempre me aturou nos meus momentos mais estressados, mais fortes e mais intensos durante todo este tempo, nada disso seria possível! Agradeço a Deus todos os dias por tê-los ao meu lado e peço para que nada atrapalhe esta harmonia que temos vivido.


Hoje, mais do que nunca, sei o quanto fui abençoada por estar aqui, nesta casa, com estes pais e com estes irmãos... Cada um com a sua individualidade, com as suas limitações, mas, sem dúvida, os mais maravilhosos do mundo!

Aos meus amigos, o meu muito obrigada por tudo!!! Pela paciência, pela força e pelo companheirismo... Amo vocês! Sei que as vezes sou muito chata quando estou muito afim de ficar só em casa curtindo preguiça...E isto não é depressão viu??? Rs...


Adoro minha vida, o meu trabalho e tudo o que Deus coloca no meu caminho... Me disseram que quando eu me formasse eu seria uma pessoa muito diferente... Eu já imaginava que sim, mas não imaginva que seria tanto!!! ;)

Obrigada a cada um de vocês que fazem parte da minha vida! Uma etapa chega ao fim para que outra possa começar com mais força ainda e o meu anjinho da guarda não falha nunca!!!



Beijos e mais beijos... Lu







quinta-feira, 14 de abril de 2011

Na Terra do "Se"...


"Se quem luta por um mundo melhor soubesse que toda revolução começa por revolucionar antes a si próprio.
Se aqueles que vivem intoxicando sua família e seus amigos com reclamações fechassem um pouco a boca e abrissem suas cabeças, reconhecendo que são responsáveis por tudo o que lhes acontece.
Se as diferenças fossem aceitas naturalmente e só nos defendêssemos contra quem nos faz mal.
Se todas as religiões fossem fiéis a seus preceitos, enaltecendo apenas o amor e a paz, sem se envolver com as escolhas particulares de seus devotos.
Se a gente percebesse que tudo o que é feito em nome do amor (e isso não inclui o ciúme e a posse) tem 100% de chance de gerar boas reações e resultados positivos.
Se as pessoas fossem seguras o suficiente para tolerar opiniões contrárias às suas sem precisar agredir e despejar sua raiva.
Se fôssemos mais divertidos para nos vestir e mobiliar nossa casa, e menos reféns de convencionalismos.
Se não tivéssemos tanto medo da solidão e não fizéssemos tanta besteira para evitá-la.
Se todos lessem bons livros.
Se as pessoas soubessem que quase sempre vale mais a pena gastar dinheiro com coisas que não vão para dentro dos armários, como viagens, filmes e festas para celebrar a vida.
Se valorizássemos o cachorro-quente tanto quanto o caviar.
Se mudássemos o foco e concluíssemos que infelicidade não existe, o que existe são apenas momentos infelizes.
Se percebêssemos a diferença entre ter uma vida sensacional e uma vida sensacionalista.
Se acreditássemos que uma pessoa é sempre mais valiosa do que uma instituição: é a instituição que deve servir a ela, e não o contrário.
Se quem não tem bom humor reconhecesse sua falta e fizesse dessa busca a mais importante da sua vida.
Se as pessoas não se manifestassem agressivamente contra tudo só para tentar provar que são inteligentes.
Se em vez de lutar para não envelhecer, lutássemos para não emburrecer.
Se."

Martha Medeiros

Este texto da Martha eu não conhecia...Sigo o twitter dela e as frases me chamaram a atenção!!!
Se, se, se...Sempre o "se"... Mas para acreditar nas mudanças precisamos levantar hipóteses...E as hipóteses pedem em primeiro lugar o "se"...A idéia, a vontade, o desejo, a sensibilidade, a percepção, a humildade...

Boa reflexão!

Lu Aguiar

segunda-feira, 14 de março de 2011

Você tem experiência?

Num processo de seleção, os candidatos deveriam responder a
seguinte pergunta: Você tem experiência?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos.
Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso por sua criatividade, sua
poesia e, acima de tudo, por sua alma revelar a verdadeira experiência.

REDAÇÃO VENCEDORA:

Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar...
Já me queimei
brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto...
conversei com o espelho,
e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico,

caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra

fora.
Já passei trote por

telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.

confundi sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo

desconhecido.
Já raspei o

fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado,
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas
descobri que essas são as mais difíceis de esquecer.
Já subi escondido no telhado pra

tentar pegar estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada
de bunda.
Já fiz juras
eternas...
Já escrevi no muro da escola...
Já chorei sentado no chão do
banheiro...
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri
pra não deixar alguém chorando!
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas Sentindo falta de uma só!!!
Já vi
pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado...
Já me joguei na piscina sem vontade de

voltar...
Já bebi uísque
até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso!
quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei
no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr
descalço na rua...
gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e
achei que era para sempre, mas sempre era um ‘para sempre’ pela metade.
deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas
descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção,
guardados num baú, chamado coração..

E agora um formulário me interroga, me
encosta na parede e grita:

‘Qual sua experiência?’ .

Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência.

Será que ser ‘plantador de

sorrisos’ é uma boa experiência?

Não!


Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta
pergunta:

‘Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?’

Autor desconhecido

Dispensa comentários... Talvez o que me vem a cabeça agora é saber quantas pessoas no mundo conseguem ser um "plantador de sorrisos"... Ou querem ser um...

Tamanha sabedoria deste candidato... Gostaria de poder contratá-lo, ou ouví-lo por mais alguns minutos...Não é muito comum! ;)
Lu Aguiar

A arte de calar!

Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.

Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.

Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo.

Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.

Calar diante da injustiça, é fraqueza.

Calar quando o outro está falando, é delicadeza.

Calar quando o outro espera uma palavra, é omissão.

Calar e não falar palavras inúteis, é penitência.


Calar quando não há necessidade de falar, é prudência.


Calar quando Deus nos fala no coração é silêncio.


Calar, diante do mistério que não entendemos, é sabedoria.”

Deus nos fala em silêncio!
Já ouviram a história da carroça vazia? Acho que já postei ela aqui no blog em algum momento... Vale a pena conhecer...

A carroça faz muito barulho porque está vazia... Assim são as pessoas...

Uma ótima semana a todos... E que o silêncio possa trazer as respostas que tem buscado!

Lu Aguiar

terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia Internacional da Mulher!


Hoje vou escrever especialmente para homenagear e deixar uma mensagem de carinho para todas as mulheres...principalmente para as que fazem ou fizeram parte da minha história!

A vocês que fizeram e ainda fazem a diferença no mundo...

Talvez ser mulher seja uma experiência complicada... Complicada e fascinante ao mesmo tempo!
Ser mulher é conseguir olhar o mundo e enxergar o amor nos olhos das outras pessoas...
...é saber quando é a hora de calar, de falar e de dar o famoso "piti" quando necerrário...
...é encontrar espaço no coração para sentir raiva e amor ao mesmo tempo...
...é se encontrar quando tudo parece tão confuso...
...é sentir que tudo está perdido e ao mesmo tempo ter coragem para enfrentar o que for preciso
...é sonhar sem medo de ser apenas sonho...
...é ter a sensibilidade que o momento pede...
...é ter a coragem de tomar decisões difíceis apesar de tudo...
...é ter a coragem de jogar tudo para o alto quando se está indo contra as suas verdades...
Ser mulher é saber oferecer colo...
...é saber esperar o tempo que a vida pede às vezes...
...é deitar a cabeça no travesseiro e agradecer a Deus por aquele dia...
...é acreditar que o dia de hoje já acabou, e que o amanhã está só começando...
...é conseguir correr o dia todo e ainda assim ter tempo para ela mesmo, para os filhos, para o marido, para a mãe, para a sogra, para a amiga...e para quem mais precisar!
...é chorar sem ter vergonha de sentir...
...é assumir que ama mesmo quando não vale a pena...
...é compreender que às vezes as coisas terminam, com a mesma verdade com que começou...
...mas que às vezes terminam para que outras possam ganhar vida...
Ser mulher é fazer tudo o que é preciso com os olhos do coração...Sem nunca perder o amor à vida!!!

Parabéns mulheres da minha vida por esse dia...

Que vocês possam perceber a cada dia o quanto são surpreendentes...Que possam encontrar força sempre que a mesma parecer distante, mas que somos capazes SEMPRE de alcançá-la!

A vocês...

Minhas amigas, mãe, avós, tias, primas...

Lu Aguiar

domingo, 6 de março de 2011

Comer, rezar e amar!

“Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável (pode ser qualquer coisa, desde a sua casa aos seus antigos ressentimentos) e embarcar numa jornada em busca da verdade (para dentro ou para fora), e se você tem mesmo a vontade de considerar tudo que acontece nessa jornada como uma pista, e se você aceitar cada um que encontre no caminho como professor, e se estiver preparada, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesma… então a verdade não lhe será negada.”

Comer, rezar e amar – Elizabeth Gilbert

Um dos melhores livros que já li...Com uma das histórias mais interessantes... Um livro que toda mulher deve ler... Uma oportunidade imensa para refletir sobre tudo o que nos é "cobrado" de alguma forma e, que por algum motivo deixamos que ocupem os espaços que na verdade deveriam ser ocupados por nós mesmas...
Vale a pena ler uma, duas, três vezes...

Lu

sábado, 5 de março de 2011

A Vida e a Viagem de Trem


A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques...
Alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais.

Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituíveis. Isso porém não impedirá que, durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem.
Chegam então nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!


Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos, quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede, é claro, de ir ao seu encontro.

No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento.


Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.

O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.

Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades...

Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza; mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar.

Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido à pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Autor desconhecido