segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Há Momentos
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Casa arrumada...
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Almas perfumadas...
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Mude
Mude.Palavras ao vento...

Com B se diz "belo" - que é tudo que faz os olhos pensarem ser coração; e se dá a "bênção", um sim que pretende dar sorte.
Com C, "calendário", que é onde moram os dias e o "carnaval"...Esta oportunidade praticamente obrigatória de ser feliz com data marcada.
Com D , se chega à "dedução",o caminho entre o "se" e o"então"...
E tem o E de "efêmero", quando o eterno passa logo; de"escuridão", que é o resto da noite, se alguém recortar as estrelas; e "emoção", um tango que ainda não foi feito.
F é para "fantasia", qualquer tipo de "já pensou se fosse assim?"; "fábula", uma história que poderia ter acontecido de verdade, se a verdade fosse um pouco mais maluca; e "fé", que é toda certeza que dispensa provas.
A sétima letra do alfabeto é G, que fica irritadíssima quando aconfundem com o J. G, de "grade", que serve para prender todo mundo - uns dentro, outros fora; G de "goleiro", alguém em quemse pode botar a culpa do gol; G de "gente": carne, osso, alma e sentimento, tudo isso ao mesmo tempo.
Depois vem o H de "história": quando todas as palavras dodicionário ficam à disposição de quem quiser contar qualquer coisa que tenha acontecido ou sido inventada.
O I de "idade", aquilo que você tem certeza que vai ganhar de aniversário, queira ou não queira.
J de "janela!, por onde entra tudo que é lá fora e de "jasmim", que tem a sorte de ser flor e ainda tem a graça de se chamar assim.
L de "lá", onde a gente fica pensando se está melhor ou pior do que aqui; de "lágrima", sumo que sai pelos olhos quando se espreme o coração, e de "loucura", coisa que quem não tem só pode ser completamente louco.
M de "madrugada", quando vivem os sonhos...
N de "noiva", moça que geralmente usa branco por fora e vermelho por dentro.
P de "pecado", algo que os homens inventaram e então inventaram que foi Deus que inventou.
Q, tudo que tem um não sei quê de não sei quê.
E R, de "rebolar", o que se tem que fazer pra chegar lá.
S é de "sagrado", tudo o que combina com uma cantata de Bach; de"segredo", aquilo que você está louco pra contar; de "sexo": quando o beijo é maior que a boca.
T é de "talvez", resposta pior que ´não`, uma vez que ainda deixa, meio bamba, uma esperança... de "tanto", um muito que até ficou tonto... de "testemunha": quem por sorte ou por azar, estava em algum lugar.
U de "ui", um ài" que ainda é arrepio; de "último", que anuncia o começo de outra coisa; e de "único": tudo que, pela facilidade de virar nenhum, pede cuidado.
Vem o V, de "vazio", um termo injusto com a palavra nada; de"volúvel", uma pessoa que ora quer o que quer, ora quer o que querem que ela queira.
E chegamos ao X, uma incógnita... X de "xingamento", que é uma palavra ou frase destinada a acabar com a alegria de alguém; e de "xô", única palavra do dicionário das aves traduzida para o português.
Z é a última letra do alfabeto, que alcançou a glória quando foiusada pelo Zorro... Z de "zaga", algo que serve para o goleiro não se sentir o único culpado; de "zebra", quando você esperava liso e veio listrado; e de "zíper", fecho que precisa de um bom motivo pra ser aberto; e de "zureta", que é como fica a cabeça da gente ao final de um dicionário inteiro.
domingo, 1 de maio de 2011
Respostas precisas

Dia e noite somos questionados e as respostas costumam ser inteligentes, espirituosas e decentes.Tudo para causar a melhor impressão aos nossos inquisidores.
Enquanto isso, o demônio dento de nós, revira o estômago e faz cara de nojo.
Em que consiste sua trajetória amorosa?
Como educou seus filhos?
Quanto houve de alegria no seu cotidiano?
Se ficou devendo dinheiro.
Como lidou com tentativas de corrupção?
Em que circunstâncias mentiu?
Como tratou empregados, balconistas, porteiros, garçons?
Quantas pessoas magoou na vida?
Quantas vezes pediu perdão?
Quem vai sentir sua falta?
Pra valer! Vamos lá!
Inútil.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Jeito de ser

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Hoje...

Escrevi este texto há um tempinho, e sempre que volto a ler sinto mais força em tudo aquilo o que eu sentia enquanto o escrevia. Hoje estou a poucos meses de concluir uma das etapas mais importantes da minha vida...E é sim apenas "uma" das várias que estão por vir. Estes dias que tenho me dedicado á isto me mostram o quanto cresci nestes 5 anos de caminhada...De coisas incríveis que conheci, do conhecimento que hoje me faz ver a vida e as pessoas com olhos mais preparados e um coração mais aberto... Como disse no texto lá em cima, sem a minha família que sempre me aturou nos meus momentos mais estressados, mais fortes e mais intensos durante todo este tempo, nada disso seria possível! Agradeço a Deus todos os dias por tê-los ao meu lado e peço para que nada atrapalhe esta harmonia que temos vivido.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Na Terra do "Se"...

Se aqueles que vivem intoxicando sua família e seus amigos com reclamações fechassem um pouco a boca e abrissem suas cabeças, reconhecendo que são responsáveis por tudo o que lhes acontece.
Se as diferenças fossem aceitas naturalmente e só nos defendêssemos contra quem nos faz mal.
Se todas as religiões fossem fiéis a seus preceitos, enaltecendo apenas o amor e a paz, sem se envolver com as escolhas particulares de seus devotos.
Se a gente percebesse que tudo o que é feito em nome do amor (e isso não inclui o ciúme e a posse) tem 100% de chance de gerar boas reações e resultados positivos.
Se as pessoas fossem seguras o suficiente para tolerar opiniões contrárias às suas sem precisar agredir e despejar sua raiva.
Se fôssemos mais divertidos para nos vestir e mobiliar nossa casa, e menos reféns de convencionalismos.
Se não tivéssemos tanto medo da solidão e não fizéssemos tanta besteira para evitá-la.
Se todos lessem bons livros.
Se as pessoas soubessem que quase sempre vale mais a pena gastar dinheiro com coisas que não vão para dentro dos armários, como viagens, filmes e festas para celebrar a vida.
Se valorizássemos o cachorro-quente tanto quanto o caviar.
Se mudássemos o foco e concluíssemos que infelicidade não existe, o que existe são apenas momentos infelizes.
Se percebêssemos a diferença entre ter uma vida sensacional e uma vida sensacionalista.
Se acreditássemos que uma pessoa é sempre mais valiosa do que uma instituição: é a instituição que deve servir a ela, e não o contrário.
Se quem não tem bom humor reconhecesse sua falta e fizesse dessa busca a mais importante da sua vida.
Se as pessoas não se manifestassem agressivamente contra tudo só para tentar provar que são inteligentes.
Se em vez de lutar para não envelhecer, lutássemos para não emburrecer.
Se."Martha MedeirosEste texto da Martha eu não conhecia...Sigo o twitter dela e as frases me chamaram a atenção!!!
Se, se, se...Sempre o "se"... Mas para acreditar nas mudanças precisamos levantar hipóteses...E as hipóteses pedem em primeiro lugar o "se"...A idéia, a vontade, o desejo, a sensibilidade, a percepção, a humildade...
Boa reflexão!
Lu Aguiar
segunda-feira, 14 de março de 2011
Você tem experiência?

Num processo de seleção, os candidatos deveriam responder a
seguinte pergunta: Você tem experiência?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos.
Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso por sua criatividade, sua
poesia e, acima de tudo, por sua alma revelar a verdadeira experiência.
REDAÇÃO VENCEDORA:
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto...
Já conversei com o espelho,
e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico,
caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra
fora.
Já passei trote por
telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.
Já
confundi sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo
desconhecido.
Já raspei o
fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado,
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de esquecer.
Já subi escondido no telhado pra
tentar pegar estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada
de bunda.
Já fiz juras eternas...
Já escrevi no muro da escola...
Já chorei sentado no chão do banheiro...
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando!
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas Sentindo falta de uma só!!!
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado...
Já me joguei na piscina sem vontade de
voltar...
Já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso!
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua...
Já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um ‘para sempre’ pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas
descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção,
guardados num baú, chamado coração..
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
‘Qual sua experiência?’ .
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência.
Será que ser ‘plantador de
sorrisos’ é uma boa experiência?
Não!
Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta
pergunta:
‘Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?’
Dispensa comentários... Talvez o que me vem a cabeça agora é saber quantas pessoas no mundo conseguem ser um "plantador de sorrisos"... Ou querem ser um...
Tamanha sabedoria deste candidato... Gostaria de poder contratá-lo, ou ouví-lo por mais alguns minutos...Não é muito comum! ;)
A arte de calar!

Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.
Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.
Calar diante da injustiça, é fraqueza.
Calar quando o outro está falando, é delicadeza.
Calar quando o outro espera uma palavra, é omissão.
Calar e não falar palavras inúteis, é penitência.
Calar quando não há necessidade de falar, é prudência.
Calar quando Deus nos fala no coração é silêncio.
Deus nos fala em silêncio!
Já ouviram a história da carroça vazia? Acho que já postei ela aqui no blog em algum momento... Vale a pena conhecer...
A carroça faz muito barulho porque está vazia... Assim são as pessoas...
Uma ótima semana a todos... E que o silêncio possa trazer as respostas que tem buscado!
terça-feira, 8 de março de 2011
Feliz Dia Internacional da Mulher!

A vocês que fizeram e ainda fazem a diferença no mundo...
Talvez ser mulher seja uma experiência complicada... Complicada e fascinante ao mesmo tempo!
Ser mulher é conseguir olhar o mundo e enxergar o amor nos olhos das outras pessoas...
...é saber quando é a hora de calar, de falar e de dar o famoso "piti" quando necerrário...
...é encontrar espaço no coração para sentir raiva e amor ao mesmo tempo...
...é se encontrar quando tudo parece tão confuso...
...é sentir que tudo está perdido e ao mesmo tempo ter coragem para enfrentar o que for preciso
...é sonhar sem medo de ser apenas sonho...
...é ter a sensibilidade que o momento pede...
...é ter a coragem de tomar decisões difíceis apesar de tudo...
...é ter a coragem de jogar tudo para o alto quando se está indo contra as suas verdades...
Ser mulher é saber oferecer colo...
...é saber esperar o tempo que a vida pede às vezes...
...é deitar a cabeça no travesseiro e agradecer a Deus por aquele dia...
...é acreditar que o dia de hoje já acabou, e que o amanhã está só começando...
...é conseguir correr o dia todo e ainda assim ter tempo para ela mesmo, para os filhos, para o marido, para a mãe, para a sogra, para a amiga...e para quem mais precisar!
...é chorar sem ter vergonha de sentir...
...é assumir que ama mesmo quando não vale a pena...
...é compreender que às vezes as coisas terminam, com a mesma verdade com que começou...
...mas que às vezes terminam para que outras possam ganhar vida...
Ser mulher é fazer tudo o que é preciso com os olhos do coração...Sem nunca perder o amor à vida!!!
Parabéns mulheres da minha vida por esse dia...
Que vocês possam perceber a cada dia o quanto são surpreendentes...Que possam encontrar força sempre que a mesma parecer distante, mas que somos capazes SEMPRE de alcançá-la!
A vocês...
Minhas amigas, mãe, avós, tias, primas...
domingo, 6 de março de 2011
Comer, rezar e amar!
Comer, rezar e amar – Elizabeth Gilbert
Um dos melhores livros que já li...Com uma das histórias mais interessantes... Um livro que toda mulher deve ler... Uma oportunidade imensa para refletir sobre tudo o que nos é "cobrado" de alguma forma e, que por algum motivo deixamos que ocupem os espaços que na verdade deveriam ser ocupados por nós mesmas...
Vale a pena ler uma, duas, três vezes...
sábado, 5 de março de 2011
A Vida e a Viagem de Trem

Alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.
Quando nascemos entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais.
Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituíveis. Isso porém não impedirá que, durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem.
Chegam então nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!
Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.
Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos, quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede, é claro, de ir ao seu encontro.
No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já haverá alguém ocupando aquele assento.
Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que nos acudirá com seu carinho e sua atenção.
O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades...
Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza; mas me agarro na esperança que em algum momento estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar.
Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.
Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido à pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.