sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oração dos Psicólogos



Senhor,


Só Você conhece em profundidade a criatura humana

Só Você é verdadeiro psicólogo.

Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante.

Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar,

E quando eu falhar - sei que isso acontecerá -venha depressa, Senhor,

sanar o mal que fiz.

Dê-me um entranhado amor e respeito pela criatura humana.

Não permite que a rotina, o cansaço torne-me frio e indiferente ao outro.

Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros,perdoa as ofensas e ajuda-me a atribuir os êxitos a Você.

Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão, eu possa dizer em verdade:


Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para ajudar ao meu irmão.


Obrigado, Senhor!


27 de agosto - Dia dos Psicólogos


Autor desconhecido


Sem dúvida, considero uma das profissões mais lindas e ao mesmo tempo mais complicada.

Ao mesmo tempo que somos completamente maravilhados com a alma humana, devemos também ser extremamente cautelosos com ela.

Sentimos medo sim. Muito. Eu pelo menos sinto.

Mas neste caso, o medo é parte de tudo, uma vez que nos faz tomar cuidado com o que podemos provocar na vida de alguém.

Tenho certeza que fiz a escolha certa, e como a própria oração diz, o Senhor é que sabe de todas as coisas, pretendo ser apenas mais uma "ajudante".
Que ele me dê sabedoria o bastante para isso, e humildade para reconhecer e aceitar que também sou passível de erros.


Feliz dia do Psicólogo! Para vocês meninas que estão comigo nessa jornada. Nestes últimos 3 anos e nos próximos 2 também. Quando esta etapa terminar, estaremos com uma responsabilidade enorme nas mãos, e que Deus esteja sempre conosco!




Lu Aguiar

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Eu não sou você... Você não é eu...



Eu não sou você.

Você não é eu.

Mas sei muito de mim

Vivendo com você.

E você, sabe muito de você vivendo comigo?

Eu não sou você

Você não é eu

Mas encontrei comigo e me vi

Enquanto olhava prá você

Na sua, minha, insegurança

Na sua, minha, desconfiança

Na sua, minha, competição

Na sua, minha, birra infantil

Na sua, minha, omissão

Na sua, minha, firmeza

Na sua, minha, impaciência

Na sua, minha, prepotência

Na sua, minha, fragilidade doce

Na sua, minha, mudez aterrorizada

E você se encontrou e se viu, enquanto

Olhava pra mim?


Eu não sou você

Você não é eu.

Mas foi vivendo a solidão

Que conversei com você

E você, conversou comigo na sua solidão

Ou fugiu dela, de mim e de você?

Eu não sou você

Você não é eu.

Mas sou mais eu, quando consigo

Lhe ver, porque você me reflete

No que ainda sou

No que já sou e

No que quero vir a ser...


Eu não sou você

Você não é eu.

Mas somos um grupo, enquanto

Somos capazes de, diferenciadamente,

Eu ser eu, vivendo com você e

Você ser mais você, vivendo comigo!!!


Pichon Riviere


Adorei este texto...


Relacionamento é isso... Atritar-se é isso. Viver o "nós" para conhecer o "eu".


domingo, 23 de agosto de 2009

Quase.

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto.

A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.


Desconfie do destino e acredite em você.


Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.


Luis Fernando Veríssimo


Tenho uma amiga que costuma dizer que cada vez que assiste um filme pela segunda ou terceira vez, sua percepção e leitura é diferente. Que tem muito a ver com o momento de vida que nos encontramos.

Este texto do Luis Fernando, já conhecia a muito tempo, mas ontem, quando li, mexeu muito comigo.
A leitura que fiz dele ontem foi muito mais forte. Ele me fez pensar ainda mais em tudo o que tenho pensado nos últimos meses. Em tudo o que o meu coração tem pedido e a razão não tem dado ouvidos. Tudo aquilo que tenho vontade de fazer e tenho deixado pra tras.

Tem me incomodado bastante esse negócio de me fazer de surda pra o que meu coração tem dito. Acho que a razão não tem que ter sempre "razão", rs... Sei que preciso dela, mas nem tanto...

Me incomoda sempre todo mundo dizendo o que tenho que fazer, sempre tentando mostrar o que devo e o que não devo fazer. E talvez o que eles tem dito que é errado é o que eu realmente acho que devo fazer.

Talvez por isso e por muitas outras coisas esse texto mexeu tanto comigo. Acredito que tem momentos na vida que é preciso deixar algumas coisas pra tras e arriscar outras.

Sempre todos temos a solução para a vida dos outros...E para a a nossa, não sabemos nem por onde começar. Vale a pena pensar sobre isso né?

Hoje tenho repensado muito sobre várias coisas da minha vida. E como comentei hoje com alguém muito especial pra mim, as vezes me acho muito nova pra tanta covardia sabe. De ter medo de fazer o que meu coração esta pedindo, pedindo não, ele ultimamente está gritando e por isso eu estou sendo obrigada a escutar.

Se é verdade que cada um de nós estamos aqui com um propósito, eu ainda não estou onde acredito que deveria estar, e não quero continuar assim. Tudo é aprendizado, prefiro acreditar nisto. Apesar de tantas coisas que me deixam triste com as pessoas, é melhor aceitar também, que todo relacionamento, seja ele qual for, nos remete a um aprendizado.

Achamos que sabemos tudo, que não precisamos mais aprender nada, que o tanto de aniversário que fizemos nos dá sabedoria o suficiente, aí vem uma criança e nos desmonta, em todos os sentidos. Um pouco da sabedoria vem de dentro.

A indiferença me mata, e a arrogância mais ainda.

No texto, Luis Fernando fala que o "quase" que o incomoda, e é o que tem me tirado o sono também. Definivamente não quero mais ele me acompanhando.

Até quando vão me dizer o fazer? Até quando todo mundo vai acreditar que pode controlar a vida do outro?

Não quero sessão nostalgia, quero apenas não ter que viver segundo o "achômetro" do outro.

Sempre fui mais instrospectiva...Sempre gostei de ter um momento meu, só meu...E o único objetivo e talvez o principal, entrar em contato com o que sou eu de verdade. Que ótimo que tenho conseguido ouvir mais isto e espero de verdade, ter coragem e oportunidade pra colocar em prática o que eu já descobri que faz meus olhos brilharem.

Hoje Deus sabe as minhas vontades e necessidades, e peço a ele todos os dias, que esteja comigo quando eu decidir deixar coisas pra tras e, principalmente, quando eu optar por seguir mais o meu coração.
Lu Aguiar

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Afinidade


A afinidade não é o mais brilhante...

Mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.

É o mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,as distâncias, as impossibilidades.

Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação,o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido.
Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real.

Do subjetivo para o objetivo.

Do permanente sobre o passageiro.

Do básico sobre o superficial.
Ter afinidade é muito raro.

Mas quando existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar.


Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas.


O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.
Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.

É ficar conversando sem trocar palavras.

É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.
Afinidade é sentir com...Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo.

Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado.

Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios.


Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo.


É olhar e perceber.

É mais calar do que falar, ou, quando falar, jamais explicar: apenas afirmar.


Afinidade é jamais sentir por.

Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.

Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.

Compreende sem ocupar o lugar do outro.

Aceita para poder questionar.

Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.


Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.


É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidade vividas.


Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação.

Porque tempo e separação nunca existiram.

Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar.

E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.


Arthur da Távola


Considero a afinidade como uma das coisas mais gostosas de se sentir... Mais sincera e mais intensa... Espero sempre poder desfrutá-la... É ela que faz brilhar os meus olhos!!!
"Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades." - Ela sempre vai estar lá...


Lu Aguiar

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As vezes nos preocupamos em excesso com as coisas desagradáveis que acontecem a nossa volta e nos esquecemos do principal, VIVER...

Fazer o que temos vontade...

Viver o que nos faz feliz...

Abraçar quem amamos sem medo do depois...

Sonhar e acreditar nos sonhos...

Viver o lado bom da vida!

"Viver ultrapassa todo o entendimento!"

Envelhecendo em um minuto...

"Sonhe com o que você quizer...

Vá para onde queira ir.

Seja o que você quer ser...

Porque você possui apenas uma vida...

E nela só temos uma chance de fazer o que queremos!

Tenha felicidade o bastante para fazê-la doce...

Dificuldades para fazê-la forte...

Tristeza para fazê-la humana...

E esperança o suficiente para fazê-la feliz!!!"

Clarice Lispector