quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tragédia SC...

Depoimento de um sobrevivente morador de uma das cidade mais afetadas pelas enchentes e desmoronamentos, funcionário da Perdigão da cidade de Itajaí - SC.

COMEÇAR DE NOVO

Eu tinha medo da escuridão
Até que as noites se fizeram longas e sem luz
Eu não resistia ao frio facilmente
Até passar a noite molhado numa laje
Eu tinha medo dos mortos
Até ter que dormir num cemitério
Eu tinha rejeição por quem era de Buenos Aires
Até que me deram abrigo e alimento
Eu tinha aversão a Judeus
Até darem remédios aos meus filhos
Eu adorava exibir a minha nova jaqueta
Até dar ela a um garoto com hipotermia
Eu escolhia cuidadosamente a minha comida
Até que tive fome
Eu desconfiava da pele escura
Até que um braço forte me tirou da água
Eu achava que tinha visto muita coisa
Até ver meu povo perambulando sem rumo pelas ruas
Eu não gostava do cachorro do meu vizinho
Até naquela noite eu o ouvir ganir até se afogar
Eu não lembrava os idosos
Até participar dos resgates
Eu não sabia cozinhar
Até ter na minha frente uma panela com arroz e crianças com fome
Eu achava que a minha casa era mais importante que as outras
Até ver todas cobertas pelas águas
Eu tinha orgulho do meu nome e sobrenome
Até a gente se tornar todos seres anônimos
Eu não ouvia rádio
Até ser ela que manteve a minha energia
Eu criticava a bagunça dos estudantes
Até que eles, às centenas, me estenderam suas mãos solidárias
Eu tinha segurança absoluta de como seriam meus próximos anos
Agora nem tanto
Eu vivia numa comunidade com uma classe política
Mas agora espero que a correnteza tenha levado embora
Eu não lembrava o nome de todos os estados
Agora guardo cada um no coração
Eu não tinha boa memória
Talvez por isso eu não lembre de todo mundo
Mas terei mesmo assim o que me resta de vida para agradecer a todos
Eu não te conhecia
Agora você é meu irmão
Tínhamos um rio
Agora somos parte dele
É de manhã, já saiu o sol e não faz tanto frio
Graças a Deus
Vamos começar de novo.
É hora de recomeçar, e talvez seja hora de recomeçar não só materialmente. Talvez seja uma boa oportunidade de renascer, de se reinventar e de crescer como ser humano.
Pelo menos é a minha hora, acredito.
Que Deus abençoe a todos.

Luis Fernando Gigena

Talvez um momento para repensarmos sobre tudo o que seja o nosso "combustível" para a vida. Repensar sobre o que faz os nossos olhos brilharem...
O que nos faz ter vontade de levantar todos os dias da cama e enfrentar os dias...
Repensar sobre o que estamos dando a maior importância nas nossas vidas...Se é o brilho nos olhos das pessoas ou se é aquilo que só tem importância pra nós mesmos...
Como sempre, ao final de todos os anos, praticamos vários atos de solidariedade, de reflexão, de ternura...Mas vale lembrar e pensar se isso tudo só tem importância apenas no mês de dezembro de todos os anos...
Enfim, precisamos uns dos outros em todos os meses, todos os dias de nossas vidas...
Quanta ironia...
Luciana Aguiar

Nenhum comentário: